Início do conteúdo

Transferência de Tecnologia é tema de seminário

DSC00281A UFPel recebeu na sexta-feira(23) o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Otávio Pimentel. Especialista em Direito Civil Obrigações/Contratos e em Teoria e Análise Econômica, mestre e doutor em Direito, e com experiência em Contratos, Comércio de Tecnologia, Propriedade Intelectual, Inovação, e Arbitragem, Pimentel ministrou o Seminário “Transferência de Tecnologia: aspectos relevantes da relação Universidade x Empresa”.

DSC00277 O evento, realizado no auditório da Reitoria, foi promovido pela Coordenação de Inovação (CIT) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no âmbito do projeto “Implantação da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica de Universidades Gaúchas (NIT-RS), com apoio da Finep e Plano Nacional de Ciência e Tecnologia.

O público-alvo foi constituído, prioritariamente, de profissionais que exerçam atividades relativas à propriedade intelectual e/ou a produção e transferência de conhecimento protegido.

Estiveram em discussão os aspectos que envolvem a relação entre universidades públicas e empresas, contratos de P&D e seus resultados. Os temas envolvem o compartilhamento de laboratórios e infraestrutura da universidade, a transferência de tecnologia, o licenciamento e cessão de direitos de propriedade intelectual, prestação de serviços e parcerias.

Pimentel coordena cursos a distância nas áreas de Inovação e Propriedade Intelectual no Agronegócio, e Proteção de Indicações Geográficas e possui experiência em trabalhos realizados no exterior.

Publicado em 23/08/2013, na categoria Destaque.