Início do conteúdo

O Liberdade é a próxima atração do Quartas no Lyceu

Avendano Jr. no Clube Comercial - Foto Felipe Campal

Avendano Jr. no Clube Comercial
Fotografia Felipe Campal

Na próxima quarta-feira (28), o projeto Quartas no Lyceu apresenta o filme O LIBERDADE, de Cintia Langie e Rafael Andreazza. A projeção será realizada às 17h30min no Lyceu Riograndense (Calçadão da Andrade Neves, em frente ao Centro de Integração do Mercosul).

O Liberdade
O documentário musical O Liberdade, realizado em 2011 pela produtora Moviola Filmes, conta a história do bar Liberdade: local que durante o dia funciona como restaurante popular e à noite transforma-se no reduto da música mais genuinamente brasileira – o choro. O filme, dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza, foi lançado em outubro de 2011 no Theatro Guarany na cidade de Pelotas e levou cerca de 2 mil pessoas à estreia.

O Liberdade é um filme que homenageia o chorinho e o grupo Avendano Jr. e Regional, que se apresenta no bar Liberdade desde 1974. O filme foca sua narrativa na figura de Avendano Jr., um exímio cavaquinista e compositor que veio a falecer seis meses depois do lançamento do filme.

No documentário de 71 minutos, os músicos, dançarinos e frequentadores fiéis contam a sua paixão pela música e pela vida, compondo um mosaico de relatos que acabam por definir a essência do bar Liberdade – um reduto do choro que une um público de diferentes classes sociais e gerações.

O Liberdade participou de 15 festivais e mostras nacionais e internacionais, e recebeu o prêmio de Melhor Documentário do Mercosul no 16º FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul, em Florianópolis/SC), dois Prêmios de Melhor Documentário pelo Voto do Público no Conexão Vivo Movida, Prêmio de Melhor Roteiro no III Festival de Cinema de Petrópolis (Petrópolis/RJ) e o Prêmio de Destaque Gaúcho 2012 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCRS).

Publicado em 23/08/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Extensão e Cultura.