Surge um novo Campus das Ciências Sociais

3Um renovado Campus das Ciências Sociais (CCS) da UFPel começa a surgir. Após quatro meses de obras e reformas, estão sendo entregues à comunidade daquele campus 21 novas salas de aula, 17 salas de estudos e para grupos de pesquisa e quatro salas para professores e serviços administrativos, distribuídas entre os três andares do prédio. A biblioteca foi transferida do terceiro piso para o térreo, onde já funciona.

2O prédio do CCS foi parcialmente interditado, em março, pelo Corpo de Bombeiros. Agora, uma área de 1,5 mil metros quadrados, nos três pisos, após receber as obras e reformas, retorna para o uso do Instituto de Ciências Humanas (ICH), da Faculdade de Educação (FaE) e do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp).

1As velhas e rachadas paredes de alvenaria deram lugar a modernas divisórias, que garantem mais segurança, conforto e isolamento acústico, graças à dupla camada de vidros instalada sobre as estruturas. As salas oferecem iluminação perfeita, boa aeração e espaços condizentes com as necessidades acadêmicas. O piso é totalmente novo.

A nova distribuição do espaço físico no Campus foi planejada e implantada de acordo com as normas de segurança contra incêndio, prevendo rotas de fuga e itens de acessibilidade, o que não existia anteriormente.

As obras, que começaram em março, foram inauguradas em ato realizado no começo da noite desta quarta-feira (14), em cerimônia que contou com as presenças da Administração Superior, de diretores de unidades, professores, técnico-administrativos e estudantes.

4Em sua fala, o reitor Mauro Del Pino, ladeado pelo vice-reitor Carlos Mauch, ressaltou o trabalho colaborativo, participativo e democrático ali realizado para a definição das obras, o que foi feito em conjunto com as direções das três unidades. “Conseguimos, no começo da gestão, dar uma resposta eficaz a um problema que já era verificado há muito tempo”, disse o reitor. Del Pino frisou o trabalho das diversas pró-reitorias envolvidas, como de Planejamento e Desenvolvimento, de Infraestrutura, Administrativa e de Graduação.

5“Demos as respostas necessárias às direções das unidades, de forma adequada, com diálogo e aproximação. Foi um trabalho conjunto”, observou o reitor, que sublinhou a qualificação do trabalho realizado e as dificuldades iniciais na execução da obra, como a contratação dos serviços.

O reitor fez referência ainda ao trabalho da Coordenação de Bibliotecas, na mudança da Biblioteca para o térreo, e reafirmou que sua localização no térreo é transitória, já que a ideia é instalá-la no quarteirão em frente ao CCS, onde deverão ser construídas também novas salas de aula e um anfiteatro. “Sabemos que ainda há muito o quê fazer aqui neste prédio, mas estas obras corrigem problemas estruturais muito antigos”, concluiu Del Pino.

Além do reitor, o único a se manifestar foi o diretor do ICH, Sidney Gonçalves Vieira. Ele agradeceu o empenho da Administração Superior no trabalho, feito com extremos padrões de segurança. Frisou os trabalhos das pró-reitorias de Planejamento e Infraestrutura e o caráter colaborativo entre a Administração e as três unidades nas definições dos espaços. “Sem dúvida, a partir de agora ganhamos melhores condições de trabalho”, afirmou. Estavam presentes no ato a diretora da Faculdade de Educação, Lúcia Peres, e o diretor do Ifisp, Álvaro Barreto.

Publicado em 19/08/2013, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Gestão, Obras.