CEEE faz manutenção na rede adjacente ao campus CL e oferece apoio técnico à UFPel

DSC_0398 Resultado de uma nova relação estabelecida com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a partir da renegociação de uma dívida de mais de quatro anos, incidente sobre mais de 70 pontos de consumo da Universidade, a UFPel contou com o apoio da equipe técnica da CEEE nesta sexta-feira(16), para manutenção da rede interna do campus Capão do Leão. Numa primeira averiguação, haviam sido identificados três pontos críticos, que apresentavam aquecimento nos cabos, colocando em risco o abastecimento.

Segundo o pró-reitor Administrativo, Antônio Carlos Cleff, a Universidade aproveitou o desligamento programado pela CEEE para troca de postes na avenida Eliseu Maciel, para realizar manutenções internas no campus. “Felizmente, fomos contemplados com a colaboração técnica da CEEE”, comemorou Cleff.

O trabalho foi acompanhado pelo responsável pela área elétrica da prefeitura do campus, Valdir Lemke, e pelo engenheiro eletricista Leader da Silva Oliveira, do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (Labcee) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel), além do pró-reitor de Infraestrutura, Gilson Porciúncula.

DSC_0439Numa parceria entre os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação e Labcee são também realizadas aferições nos sistemas elétricos da Universidade, através de um aparelho analisador de energia. “Posteriormente, é possível compatibilizar os dados do equipamento com os dados da CEEE”, explica o engenheiro Leader Oliveira.

Reunião na gerência regional
Na manhã da última quarta-feira(14), a equipe da UFPel foi recebida pela Gerência Regional da CEEE, em reunião que serviu para estreitar os laços entre as duas instituições e apresentar solicitações pontuais da Universidade, como a unificação das datas de vencimento e locais de entrega das mais de 70 contas de energia da UFPel; a contemplação com o parâmetro de tarifa rural (buscando uma tarifação mais baixa), para locais como o Centro Agropecuário da Palma, Horto Botânico, áreas de pomares e o próprio campus Capão do Leão; e o treinamento do pessoal da Universidade para operar a rede de média tensão. Também foi solicitado que a Companhia avise com antecedência os desligamentos programados.

Outra questão abordada foi a inclusão da UFPel no Programa de Eficiência Energética, em cuja área a Universidade tem ações pioneiras e projetos prontos para serem implementados e em cujo programa a CEEE tem a previsão de investimentos na ordem de 1%. Os resultados são obtidos a partir da troca do sistema de iluminação por lâmpadas e reatores mais eficientes.

Publicado em 16/08/2013, na categoria Destaque.
Marcado com as tags Gestão, Obras.