Rede Escola de Governo tem Seminário Regional nesta sexta (16) em Pelotas

Pela primeira vez, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), através da Rede Escola de Governo, irá realizar cursos sobre a mesma temática com duas instituições de Ensino Superior. Na área da educação, as extensões integram o Programa Gestão de Políticas Públicas Educacionais, e contam com as parcerias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A aula inaugural acontece no dia 16 de agosto, às 9h, no auditório do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel (avenida Duque de Caxias, 250, segundo andar – Fragata).  A atividade será ministrada pela pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professora Elena Billig Mello. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Elena tem experiência na área com ênfase em temas sobre a valorização da formação de professores; pedagogia universitária; política e legislação educacional e gestão na educação.

Os Cursos
A extensão em Gestão da Educação e da Escola, oferecida pela UFPel, tem como principal objetivo contribuir para a qualificação do trabalho desenvolvido pela gestão regional do sistema estadual de ensino. A formação busca proporcionar uma melhor interpretação das realidades sociais e escolares e a formulação de ações numa perspectiva integrada, democrática e de qualidade da oferta educativa.

Com 70h/a, oferece 80 vagas para diretores que atuam em escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, do município de Pelotas. As aulas irão acontecer nas sextas-feiras, das 13h30 às 18h30, no Campus Central da UFPel, com encerramento previsto para novembro.

Já o curso “Gestão escolar democrática: o feito, o necessário e o possível”, com a UPF, visa qualificar profissionais para que possam constituir um processo de reflexão, análise e compreensão acerca da gestão da escola na relação com o cotidiano vivido. A extensão irá contribuir também, através de pressupostos teóricos e perspectivas, para a formação continuada dos coletivos gestores e para a qualidade educativa do ensino público estadual. Com carga horária de 40h, irá oferecer 40 vagas para servidores públicos e agentes sociais que atuam na gestão da escola (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, além de pais e alunos que participam dos conselhos escolares).

Coletiva

A diretora de Educação e Formação da FDRH, Sandra Bitencourt, concederá entrevista coletiva à imprensa, às 11h30min da sexta-feira, logo após o evento, no mesmo local, no auditório da Medicina Social.

Publicado em 13/08/2013, na categoria Notícias.