Orquestra do Conservatório é a atração do Quartas no Lyceu

Orquestra CA Orquestra Conservatório de Música de Pelotas é a atração da próxima edição do projeto Quartas no Lyceu. A apresentação ocorre nesta quarta-feira (7), às 17h30min, no Lyceu-Rio-Grandense. O evento desta semana faz parte das comemorações dos 44 anos da UFPel.

Orquestra
A Orquestra Conservatório de Música de Pelotas – UFPel é fruto de um projeto desenvolvido por Tiago Sabino Ribas, professor de violino no curso de graduação em Música da UFPel, e integra acadêmicos e extensionistas. Criada em 2011, a orquestra tem realizado concertos frequentes não apenas em Pelotas, como também em outras cidades e estados, participando de encontros de orquestras e festivais de abrangência internacional, assim como concertos de integração com orquestras de outras cidades.

Dentre os concertos realizados em integração com orquestras de projetos de outras localidades, destacam-se o concerto “Clássicos do Cinema”, realizado na cidade de Carazinho, em integração com a Orquestra Sinfônica de Carazinho, músicos da OSPA e coros da região em outubro de 2012 e o “Oratório de Natal”, realizado na cidade de Passo Fundo, integrando estudantes de música da região de Passo Fundo e Carazinho, alunos do curso de música da UPF e do Núcleo Suzuki de Passo Fundo, e o coro “Resonare”, de Passo Fundo.

A orquestra já participou de festivais e encontros como o Festival de Cordas Nathan Schwartzmann, em Uberlândia-MG, e o Encontro Brasileiro de Orquestras, em Chapecó-SC.

Atualmente, a orquestra é composta por 20 instrumentistas, acadêmicos e extensionistas da UFPel, participantes voluntários do programa de extensão “Orquestra Conservatório de Música de Pelotas – UFPel”, o qual visa a oferecer gratuitamente orientação na prática de orquestra a instrumentistas da comunidade, assim como promover concertos públicos e gratuitos na comunidade de Pelotas e região, concertos didáticos para estudantes de escolas públicas, apresentações em eventos no âmbito acadêmico, concertos de integração com orquestras formativas de outras localidades, e a participação em festivais e encontro de orquestras. A Orquestra do Conservatório de Música da UFPel é composta por instrumentos de cordas, com oito violinos, três violas, três violoncelos e dois contrabaixos. A orientação musical e regência é feita pelo professor Tiago Sabino Ribas.

Nesta edição do Projeto QUARTAS NO LICEU, a orquestra apresentará as seguintes peças:

Dança Árabe, da suíte “O quebra Nozes” de Tchaikovsky;

In the hall of the Mountain King, da suíte “Peer Gynt”, de Edward Grieg;

Marcha ao estilo de Corelli, de Mateski;

The frog Galliard – John Dowland

“Gaucho”, de Chiquinha Gonzaga;

“Balandê de Cordas”, de Aurélio Melo

A entrada é franca e os interessados devem retirar a senha  de acesso no próprio Lyceu (Calçadão da Andrade Neves, em frente ao Mercosul) no dia do evento das 10h às 17h.

Publicado em 05/08/2013, na categoria Notícias.