Projeto de Extensão Medicina Veterinária na promoção da saúde humana e animal

DSC00419 Nas famílias caracterizadas abaixo da linha de pobreza, em vulnerabilidade social, observa-se um grande número de animais em convívio com humanos, representando um risco para a saúde pública. Assim, é essencial o tratamento e o controle das enfermidades veiculadas por estes animais.

Embora se tenha um grande número de medicamentos disponíveis, são reconhecidas as dificuldades e barreiras na utilização destes recursos pelas comunidades carentes, que se refletem diretamente na terapêutica das enfermidades dos animais domésticos.

Em vista desta realidade, alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Direito, Psicologia e Enfermagem atendem os animais.

O projeto “Medicina Veterinária” busca oferecer atendimento ambulatorial gratuito para cavalos, cachorros e gatos cujos donos são pessoas de baixa renda. A partir do primeiro atendimento, o animal segue sendo tratado e recebe toda a medicação necessária gratuitamente. Se precisar de exames complementares, ou for um caso grave, o animal é encaminhado para o hospital veterinário.

Marlete Brum Cleff juntamente com o professor Carlos Eduardo Nogueira coordena o projeto que acontece desde 2005.

O foco principal está no tratamento de eqüinos utilizados por carroceiros. Desta forma, existe um trabalho cuidadoso de conscientização, já que as pessoas que procuram esse tipo de atendimento são diferenciadas. “Mau trato é questão de percepção. O que para nós são maus tratos, para o carroceiro trabalhador, que depende do cavalo para carregar suas coisas, não é”, garante Marlete.

Ações comunitárias
“Muitos têm animais para serem valorizados. Para ter um indivíduo vivo que lhe dê valor. O animal brinca, abanando o rabinho, enquanto o resto da sociedade vira as costas pra esse tipo de pessoa”, diz Eduardo Nogueira. Assim, o projeto tenta aproximar os indivíduos da sociedade, para que não haja desigualdade social.

As demandas da comunidade de baixa renda fizeram com que o grupo construísse uma pequena escolinha de reforço escolar para atender as crianças dessas famílias carentes.

Atendimento
O projeto é desenvolvido próximo ao centro de Pelotas, às margens do arroio Santa Bárbara, no ambulatório veterinário que é conhecido como CEVAL. Para os interessados é necessária a comprovação de renda familiar, que deve ser de até um salário mínimo. A triagem dos pacientes a serem atendidos é realizada pela assistente social Lenara Stelmake, utilizando critérios sócio-econômicos. Aos incluídos no sistema, os atendimentos ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 8h às 12h.

Publicado em 02/08/2013, na categoria Notícias.