Curso de Formação Continuada – Direitos Humanos e Diversidade em sala de aula

No próximo sábado, dia 3 de julho, ocorre mais uma etapa do Curso de Formação Continuada – Direitos Humanos e Diversidade em sala de aula.

Entre as atividades, mesa redonda, apresentação cultural e oficinas a respeito da Lei 11.645/08, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da cultura indígena nas escolas.

Este curso está sendo organizado pela Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto e a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, além dos setores do Instituto de Ciências Humanas/ICH-UFPel, Laboratório de Ensino de História/LEH-UFPel, Núcleo de Etnologia Ameríndia/NETA-UFPel e o Grupo Também – Pela Livre Expressão Sexual, com o apoio do Coletivo Negada, Instituto Mário Álves/IMA e Núcleo de Pesquisa sobre Diversidade Sexual/UFPel.

O blog do curso é http://cursoformacaocontinuada.blogspot.com.br/.

8h30min (Local: Faculdade de Direito/UFPel – rua Praça Conselheiro Maciel, 215)

Mesa Redonda: A questão indígena em sala de aula: a Lei 11.645/08 e seus desdobramentos
Prof. Dr. Gersen Baniwa (UFAM)
Profa. Dra. Maria Aparecida Bergamaschi (FACED/UFRGS)
Rodrigo Venzon (Assessor de Educação Indígena – SEDUC-RS)
Prof. Dr. Rogério Rosa (DAA/UFPel)

Apresentação Cultural
Coral Indígena da Colônia Maciel

13h30min (Local: Instituto de Ciências Humanas/UFPel/Campus 5/Salles Goulart – rua Félix da Cunha, 520)

Mitos e narrativas indígenas em sala de aula
Profa. Dra. Lori Altmann (Dep. de Antropologia/UFPel)
Maria Heloisa Martins da Rosa (Bacharel em Antropologia/UFPel)

Etnomusicologia
Prof. Dr. Mário Maia (Centro de Artes/UFPel)

A conquista da América a partir da visão dos indígenas
Prof. Dr. Fernando Camargo (Dep. História/UFPel)
Prof. Fernando Comiran (FURG)

!Aquí estamos!: a resistência indígena e a dignidade rebelde do Exército Zapatista de Libertação Nacional
Profa. Dra. Graciela Bonassa Garcia (Dep. História e Economia/UFRJ)

Publicado em 01/08/2013, na categoria Notícias.