Vitor Ramil abre Quartas no Lyceu. Senhas esgotadas

lo02 Dando início à Fase Piloto do Projeto Quartas no Lyceu, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, ocorre nesta quarta-feira, às 17h30min, no Teatro Guarany, show especial solo, voz e violões, de Vitor Ramil. O evento abre, também, as comemorações dos 44 anos da Universidade, que se completam em 8 de agosto.  No entanto, as senhas para o show se esgotaram.

O Projeto Quartas no Lyceu, que faz parte do Programa UFPel Cultural, da Coordenação de Arte e Cultura, terá uma programação mensal gratuita a ser realizada nas quartas-feiras, entre o horário acadêmico da tarde e da noite, com o início programado para às 17h30min. Os espaços de apresentações, dentro da Fase Piloto, serão o Lyceu (pátio e antigo gabinete do reitor) e, eventualmente, o Theatro Guarany, um dos parceiros do projeto. O Projeto terá quatro módulos: música, ideias & pensamento, artes cênicas e cinema.

Os módulos planejados para a Fase Piloto do projeto são os seguintes:

MÚSICA: nas primeiras quartas-feiras de cada mês, a partir de agosto de 2013.

IDEIAS & PENSAMENTO: nas segundas quartas-feiras de cada mês, a partir de agosto. Debates sobre temas atuais e/ou polêmicos escolhidos por esta coordenação. O módulo IDEIAS & PENSAMENTO irá reunir dois convidados e um mediador, entre docentes, intelectuais e artistas para a discussão de temas variados e indispensáveis para a comunidade acadêmica e da cidade: da filosofia ao sexo, do sertanejo universitário às previsões apocalípticas, da literatura às redes sociais, de deus ao futebol, entre muitas possibilidades.

ARTES CÊNICAS: nas terceiras quartas-feiras de cada mês, a partir de agosto de 2013. Apresentação de performances, coreografias, circo, esquetes e peças de grupos e companhias de dança, teatro e circo.

CINEMA: nas quartas quartas-feiras de cada mês, a partir de agosto de 2013. Exibição de curta-metragens produzidos pelos Cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel, além de obras de cineastas brasileiros e estrangeiros.

Sobre Vitor Ramil
Compositor, cantor e escritor nascido em Pelotas, RS, em 7 de abril de 1962, Vitor Ramil começou sua carreira artística ainda adolescente, no começo dos anos 80. Aos 18 anos de idade gravou seu primeiro disco Estrela, Estrela, com a presença de músicos e arranjadores que voltaria a encontrar em trabalhos futuros, como Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Avellar, além de participações das cantoras Zizi Possi e Tetê Espíndola. Neste período Zizi gravou algumas canções de Vitor, e Gal Costa deu sua versão para Estrela, Estrela no disco Fantasia.

1984 foi o ano de A paixão de V segundo ele próprio. Com um elenco enorme de importantes músicos brasileiros, este disco experimental e polêmico, produzido por Kleiton e Kledir, seus irmãos mais velhos ,proporcionou ao público uma espécie de antevisão dos muitos caminhos que a inquietude levaria Vitor Ramil a percorrer futuramente.  Em 1987, tendo trocado o sul do Brasil, Porto Alegre, pelo Rio de Janeiro, Vitor lançou Tango.

Nos anos 90, não só definiu-se a música e postura do Vitor Ramil dos discos que viriam a ser gravados na segunda metade deste período como apresentou-se o Vitor Ramil escritor, através da novela Pequod, ficção criada a partir de passagens da infância do autor, de sua relação com o pai, de suas andanças pelo extremo sul do Brasil e pelo Uruguai.

Simultaneamente a Pequod aconteceu a gravação do cd À Beça. Com versos leves, cheios de coloquialidade, em melodias fluentes e inusitadas concepções rítmicas, o disco antecipava os dois próximos e mais importantes trabalhos: Ramilonga – A Estética do Frio e Tambong.

Em 2003 Vitor apresentou seu primeiro show solo em Montevidéu, Uruguai, Sala Zitarrosa, mesmo local onde tocara, no final de 2002, com o compositor e intérprete uruguaio Jorge Drexler, hoje seu parceiro.

Ainda em 2003 apresentou-se com sua banda na Suíça, nas cidades de Genebra, Zurique e Schaffhouse. Em Genebra, no Teatro St. Gervais, Vitor deu uma conferência, tendo como tema “A estética do frio”. Em Paris, no mesmo período, participou do evento de lançamento da tradução para o francês de seu livro Pequod, pela editora L’Harmattan.

Outubro de 2004 é a data de lançamento de Longes, seu sexto álbum, também gravado em Buenos Aires e produzido por Pedro Aznar.

Em 2010, na cidade de Buenos Aires, Vitor Ramil gravou “Délibáb”. “Delibáb” está composto por doze músicas, seis em português e seis em espanhol.

Em 2012, dá início às gravações de um novo disco, o álbum duplo Foi no mês que vem. Planejado inicialmente para ser um disco solo, voz e violão, que ilustrasse com trinta canções o repertório de sessenta do songbook que estava sendo feito sobre a obra de Vitor, Foi no mês que vem torna-se um amplo encontro do compositor com músicos e intérpretes brasileiros, uruguaios e argentinos ligados de uma forma ou de outra à sua carreira. Participam: Milton Nascimento, Jorge Drexler, Fito Paez, Ney Matogrosso, Kleiton e Kledir, Pedro Aznar, Carlos Moscardini, Marcos Suzano, Kátia B, André Gomes, Santiago Vazquez, Franco Luciani, Ian Ramil, Isabel Ramil, Bella Stone, Carlos Badia e a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro.

O show de lançamento do disco e do songbook ocorreu no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, nos dias 12, 13 e 14 de junho.

O show de Vitor Ramil na UFPel tem o apoio do Teatro Guarany, do Expresso Embaixador, da Parrillada Mercado Del Puerto e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Pelotas.

Publicado em 31/07/2013, na categoria Notícias.