Início do conteúdo

A construção Discursiva dos Antagonismos Sociais é o tema da conferência

Cartaz Ernesto Laclau em Pelotas A construção Discursiva dos Antagonismos Sociais é o tema da conferência de Ernesto Laclau, da University of Essex – UK, que ocorre nesta quinta-feira (1º), às 14h, no miniauditório II do IFSul.

Quem é Laclau?
Natural de Buenos Aires, Argentina, Ernesto Laclau é teórico político e professor da Universidade de Essex, da Inglaterra, onde foi fundador e diretor do Programa de Pós-Graduação em Ideologia e Análise do Discurso.

Juntamente com Chantal Mouffe, é responsável pela elaboração da Teoria do Discurso, uma nova abordagem teórica para o desenvolvimento de pesquisas relativas à análise de discurso, fundamentalmente influenciada pela tradição pós-estruturalista, a partir do pensamento de Jacques Lacan, Jacques Derrida, Michel Foucault, entre outros.

A obra de Laclau e Mouffe que lança as bases da teoria do discurso é “Hegemonia e Estratégia Socialista” (HES), publicada em 1985 e que terá lançada em breve a sua versão para a língua portuguesa. Desde o lançamento do livro, Laclau tem participado de vigorosos debates acadêmicos nos campos do pós-estruturalismo e pós-marxismo, sendo atualmente considerado um dos mais importantes teóricos políticos em atividade no mundo. Seus principais interlocutores teóricos são Jacques Rancière, Alain Badiou, Slavoj Zizek, Michael Hardt e Antonio Negri.

É autor de vários livros, coletâneas e artigos científicos dedicados ao desenvolvimento da teoria do discurso como ferramenta analítica para a compreensão dos processos políticos e sociais. “Política e Ideologia na Teoria Marxista: capitalismo, fascismo e populismo” e “Emancipação e Diferença” são as duas obras de Laclau já traduzidas para a língua portuguesa.

Publicado em 31/07/2013, na categoria Notícias.