I COPENE Sul conta com parceria da Pró-Reitoria de Extensão da UFPel

espetaculo rios de sangue 2 Nos últimos dias 24, 25 e 26 de julho, o Instituto Federal Sul Rio-grandense serviu de sede para o primeiro Congresso dos Pesquisadores Negros da Região Sul (I COPENE Sul). O evento teve como tema “Lei 10.639/03: Dez anos rompendo fronteiras territoriais, identitárias, culturais, sociais, acadêmicas e políticas no âmbito das relações étnico-raciais na região sul”.

Uma das idealizadoras do evento foi a Representante Sul da ABPN, Georgina Helena Lima Nunes. A professora diz que o evento tem a pesquisa como centralidade, mas que a extensão não é vista como associada da pesquisa. Ela acredita que a parceria com a UFPel veio para desmistificar isso. “A Pró-Reitoria de Extensão foi uma das grandes apoiadoras do congresso de pesquisadores negros, no sentido de pensar a importância da extensão. É uma extensão que se realiza com pesquisa e que consegue ter uma proximidade maior com as comunidades nas quais a universidade precisa se comprometer. Assim, o vínculo da pesquisa com extensão é algo muito forte e presente no congresso”, diz.

Georgina ainda acha interessante o processo de construção do evento, que envolveu mais de 16 instituições de ensino superior e dialogou com a educação básica no sentido de ter a pesquisa como um fim social.

Publicado em 30/07/2013, na categoria Notícias.