Estudo sobre gratuidade no transporte ao campus CL constituirá programa de ensino

DSC00061 Fechando a programação da primeira manhã da Semana Acadêmica da Agronomia e honrando acordo firmado com o Movimento Pé na Catraca, no dia 20 de junho, durante manifestação realizada no campus Porto, o reitor Mauro Del Pino anunciou nesta segunda-feira(29), no auditório da Faem, o resultado das tratativas já realizadas com vistas à possível implementação de transporte gratuito para o campus Capão do Leão.

DSC00059 Segundo ele, um grande programa de ensino, reunindo docentes e técnicos de diversas unidades da Universidade, para o qual foram convidados a participar a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Pelotas e o Sest/Senat, será o responsável por elaborar estudo de viabilidade técnica e econômica.

O primeiro passo do compromisso assumido com os estudantes foi a formação de um Grupo de Trabalho, com representações dos estudantes e da Reitoria, que se reuniu para estudar o tema e decidiu pela elaboração do Programa.

A decisão de implantar o Programa foi tomada durante a primeira reunião do GT, realizada no dia 10 de julho. A partir daí, o Gabinete da Reitoria chamou duas reuniões para encaminhar a medida. Uma com a Secretaria de Mobilidade Urbana e Senat e outra com diretores das unidades de ensino de áreas afins com o tema.

Na primeira reunião, realizada nesta quinta-feira (25), a secretária de Mobilidade Urbana do município, Josiane Almeida, sinalizou o interesse da Prefeitura de participar do grupo com técnicos da Unidade, que poderiam contribuir para a busca de soluções. O diretor do Sest/Senat, Roger Lange, também participará das próximas reuniões do grupo para a criação do programa.

O apoio da Prefeitura e do Senat agilizará o estudo, que construirá um plano de necessidades para verificar a possibilidade de a Universidade implantar um transporte gratuito para os alunos entre as unidades, que contemple também o Capão do Leão. No estudo seriam levantados todos os custos e infraestrutura necessários, bem como as possíveis rotas.

No fim da tarde de sexta-feira (26), Mauro Del Pino e os representantes discentes do GT Transporte receberam o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Antônio Cesar Silva. Durante o encontro, o reitor expôs a intenção de realizar o Programa e convidou a FAUrb a participar dos estudos, através da indicação de docentes e técnicos da área. Um cronograma, cujo ponto final deverá ser o fim do ano, regulará os trabalhos do grupo que fará o estudo de viabilidade.

Passe Livre
Ao mesmo tempo em que se desenvolverá o Programa, é acompanhada a tramitação do projeto do Governo do Estado de passe livre para as áreas metropolitanas, que está na Assembleia Legislativa. Na quarta-feira (24) à tarde, ocorreu a primeira reunião entre técnicos da Universidade e da Metroplan para trocar informações e começar estudos sobre a gestão do passe livre que poderá ser implantado, por força de Lei Estadual, nas linhas metropolitanas para o campus Capão do Leão.

Os técnicos da UFPel e da Metroplan estudarão ainda outros pontos de interesse, como fiscalização, superlotação, trajetos, horários de saída dos ônibus da cidade e do campus e a alternativa do transporte hidroviário. Um próximo encontro deverá ocorrer no máximo em 15 dias.

Semana da Agronomia
Em sua participação na Semana Acadêmica da Agronomia, o reitor Mauro Del Pino se mostrou mais uma vez receptivo ao pleito dos estudantes, como, por exemplo, a demanda apresentada por uma aluna sobre o deslocamento de estudantes da sede do município de Capão do Leão ao campus. Segundo ele, foi preciso criar uma comissão para levantar todos os aspectos envolvidos. “Como a Universidade não tem condições legais para fazer a fiscalização do sistema atual, estabeleceremos esse convênio com a Metroplan para que o grupo de trabalho constituído tenha condições de levantar as informações e apontar as alternativas existentes”, explicou.

Como nas reuniões anteriores, participaram do encontro, além do reitor, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, a pró-reitora de Assuntos estudantis, Rosane Brandão, o representante da Pró-Reitoria de Infraestrutura, Gilberto Carvalho, e os acadêmicos Tony Sechi e Germano Pollnow.

DSC00054 Antes, os acadêmicos de Agronomia assistiram a palestra do secretário estadual da Agricultura Luiz Fernando Mainardi, que destacou a assistência técnica e a estabilidade na produção como o segredo para o êxito da atividade agrícola.

Publicado em 29/07/2013, nas categorias Destaque, Notícias.