UFPel é parceira de projeto de universidade binacional de Enfermagem

DSC00045 Na condição de instituição parceira da iniciativa, a UFPel, através da Faculdade de Enfermagem e da Coordenação de Relações Internacionais do Gabinete do Reitor, estará representada, nos dias 1º e 2 de agosto, na cidade uruguaia de Rio Branco, em reunião organizada pelo Consulado do Uruguai em Jaguarão, Prefeitura de Rio Branco e Ministério da Saúde do Uruguai, com o objetivo de dar continuidade ao projeto de uma faculdade binacional de Enfermagem em Rio Branco.

A idéia foi lançada durante a 8ª Reunião de Alto Nível, realizada em setembro de 2012, em Porto Alegre, com a presença de representantes dos dois países. Na oportunidade, foi sinalizada a possibilidade da criação de um polo de saúde na região de fronteira, através de um programa de cooperação binacional em Saúde.

A reunião contará com a presença do assessor do presidente uruguaio, Jorge Venegas; de professoras da Faculdade de Enfermagem da Udelar/Uruguai; representantes da UFPel e da Unipampa de Jaguarão e Uruguaiana; além dos prefeitos de Jaguarão, Arroio Grande e Rio Branco.

Para selar a participação da UFPel no projeto, esteve em visita ao reitor Mauro Del Pino nesta quinta-feira(25), o cônsul do Uruguai em Pelotas, Cesar Rodríguez Zavalla, em reunião que contou com as participações do coordenador de Relações Internacionais da UFPel, Gustavo Vieira, e das professoras da Faculdade de Enfermagem, Marilu Correa Soares (vice-diretora, no exercício da direção), Eda Schwartz (coordenadora de pós-graduação) e Rita Heck (vice-diretora de pós-graduação).

Na encontro na Reitoria, foram tratados assuntos envolvendo possíveis ações de integração nas regiões de fronteira, bem como o programa Mais Médicos do governo federal. O principal tema em pauta foram as tratativas já existentes entre as faculdades de Enfermagem da UFPel e Udelar visando a cooperação acadêmica por meio do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPel com aquela instituição de ensino uruguaia..

Criado em 2008, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel tem recebido apoio institucional por privilegiar pesquisas que discutem as políticas e as práticas de saúde e incluem demandas regionais com potencial de interferir no espaço de vivência das populações rurais e urbanas.

Desta forma, as atividades da UFPel, nessa área, estão voltadas, primeiramente, para o desenvolvimento regional, e, num segundo momento, para ações nacionais e internacionais. Considerando-se que, no mundo atual, as fronteiras são cada vez mais virtuais, as atividades universitárias tendem a se internacionalizar e as diferentes faces da extensão certamente sofrerão o impacto das várias culturas, servindo para integrar os jovens que dirigirão a sociedade neste milênio.

Publicado em 26/07/2013, na categoria Notícias.