Gestão apresenta propostas de matrizes de distribuição de orçamento e pessoal

DSCN0470 A Administração Superior da UFPel apresentou, na tarde desta quinta-feira (25), aos diretores de unidades acadêmicas, as propostas de matrizes para distribuição do orçamento e alocação de pessoal docente e técnico-administrativo. As propostas apresentam critérios para as distribuições, o que, no caso das alocações de pessoal, não havia nas gestões anteriores.

As propostas de matrizes foram elaboradas em três comissões, uma para cada tema, formadas durante a primeira reunião da Gestão com diretores, realizada em 11 de março. As comissões têm representações dos diretores e da Administração Superior. A partir de agora, as direções das unidades poderão analisar as propostas, que posteriormente serão apreciadas no Conselho Universitário (Consun).

A proposta de matriz orçamentária, apresentada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, e por Paulo Ferreira, da mesma pró-reitoria, tem como premissa os critérios da Andifes (Associação Nacional de Dirigentes das Instituições de Ensino Superior) para a distribuição dos recursos entre as universidades. Leva em conta o tamanho das unidades acadêmicas, sua eficiência e a qualidade dos ensinos de graduação e de pós-graduação.

O assessor da Vice-Reitoria, Carlos Campani, apresentou a proposta de matriz para vagas docentes. É baseada no modelo do Reuni, com alternativas e adaptações e deverá ainda ser aprimorada. O trabalho tem como parâmetros as vagas em processos seletivos e as matrículas em cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu.

A matriz de distribuição de pessoal técnico-administrativo foi apresentada pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Christino, e por Paulo Koshier, do Gabinete. A proposta foi elaborada em função da necessidade de distribuir entre as unidades, neste primeiro semestre de 2013, 86 vagas de técnico-administrativos. Assim foram definidos um piso de um e um teto de três servidores por unidade, do total de 86. Metade foi destinada às unidades acadêmicas e metade às administrativas. Nas unidades acadêmicas, os critérios foram os números de estudantes e de docentes e a carga horária das disciplinas de cada uma delas.

Equalização
Na abertura da reunião, ocorrida na Sala dos Conselhos do Lyceu, o reitor Mauro Del Pino, reforçou a divulgação do edital da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento e da Pró-Reitoria de Graduação PROEQUIP, que objetiva apoiar os cursos de Graduação presenciais, para qualificar seus laboratórios de ensino e bibliotecas. A medida é inédita na Universidade e faz parte do processo de equalização dos cursos de graduação, proposto pela Administração Superior da Instituição.

Ainda nos informes iniciais, o reitor fez referência à reunião do Conselho Universitário (Consun) desta segunda-feira (29), às 14h, que terá como ponto de pauta principal a proposta da Gestão para a Constituinte Universitária. Del Pino informou também aos diretores que está à disposição o cartão corporativo, para ser usado em pagamentos específicos.

O aumento na captação de recursos do Proext pela UFPel, de R$ 1,7 milhão para R$ 3,2 milhões, e a ampliação dos projetos contemplados neste Programa, de 18 para 32, foram ressaltados pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Antônio Cruz, também durante os informes do encontro. O pró-reitor de Planejamento aproveitou o mesmo espaço para convidar os diretores para o Seminário de Formação de Coordenadores de Cursos, que ocorrerá no dia 30, a partir das 9h30min.

Publicado em 25/07/2013, na categoria Notícias.