Evento promove difusão empresarial em Veterinária

foto vet Ocorreu na terça-feira(16) mais uma rodada do “Projeto Mãos Dadas Pelo Ensino- Rodada de Difusão Empresarial em Veterinária”. O evento teve como tema “O cavalo crioulo: o mercado, a nutrição, provas e treinamento” reunindo mais de cem participantes. O público foi composto de estudantes e profissionais de veterinária, zootecnia, agronomia, técnicos, criadores de cavalo crioulo, vendedores de insumos para equinocultura e interessados no assunto. Segundo a coordenadora acadêmica do projeto, Ana Paula Vogg ,“foi um sucesso de público devido à valorização da raça no pais inteiro pela sua funcionalidade, beleza e paixão dos admiradores e criadores”.

O debate teve como palestrantes o vice-presidente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Lima Laitano, o ex-presidente da entidade e também ex-professor do departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia da UFPel, Gilberto Centeno, o veterinário e técnico da Supra, Milton Vasconcellos, e ainda o ginete tri-campeão do Freio de Ouro, José Fonseca Macedo.

O ex-presidente da ABCCC e professor de Zootecnia da Faem, Gilberto Centeno, abriu a rodada de discussões contando um pouco de sua trajetória na associação desde o estabelecimento dos primeiros critérios de seleção até a consolidação do Freio de Ouro. Também abordou a valorização no mercado e a difusão da raça no país devido às suas qualidades morfológicas e funcionais.

Abordando o tema nutrição, o médico veterinário Milton Vasconcellos, técnico de nutrição da empresa Supra, que patrocinava o evento, demonstrou quais são as melhores dietas para produzir um cavalo campeão, ressaltando a importância de fornecer volumoso, concentrado, sal e água potável em abundância.

Representando os ginetes campeões do Freio de Ouro, José Fonseca Macedo (Zeca Macedo) apresentou sua opinião sobre os passos indispensáveis para a formação de um “campeão”, desde a escolha da linhagem, criação, domas e treinamento para chegar ao resultado final.

Fechando as apresentações, o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, José Laitano, apresentou dados sobre o aumento no número de criadores, eventos da raça e participação de animais nas competições. Laitano também demostrou números que comprovam a efetividade do Cavalo Crioulo no país.

Para fechar a programação, os palestrantes dividiram uma mesa redonda, moderada pelo criador e ex-professor de medicina veterinária da UFPel, Cláudio Alves Pimentel, abrindo espaço aos questionamentos da plateia. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Doenças Parasitárias (LaDoPar), da UFPel, em parceria com a Associação dos Médicos Veterinários do Sul (Vetesul) e a Agropecuária Sallaberry.

Publicado em 25/07/2013, na categoria Notícias.