Início do conteúdo

Chega a fibra óptica que interligará os campi da UFPel

2013-07-22 14.36.05 A UFPel recebeu nesta segunda-feira (22) os cabos de fibra óptica que serão usados na ligação dos prédios da Universidade, aumentando sensivelmente a qualidade dos serviços prestados na área de internet. Além da estabilidade e da segurança proporcionadas pela nova rede, a velocidade deverá aumentar, em média, em dez vezes, passando de cem mega para um giga. O avanço será proporcionado pela adesão da UFPel à Rede Comunitária de Educação e Pesquisa de Pelotas (Recop).

A rede é um projeto do Redecomep, que é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Terá 45 quilômetros de fibras ópticas, que formarão um anel central e outro denominado Coletor Federais, com derivações para atingir os pontos mais distantes das instituições participantes.

Conforme a coordenadora de Tecnologia da Informação da UFPel, Amanda Argou, o projeto alavancará a região para um novo patamar de desenvolvimento. O reitor Mauro Del Pino acompanhou a chegada do material no campus Porto.

Publicado em 22/07/2013, na categoria Destaque.