Início do conteúdo

Retratos Felizes, para pessoas que acreditam que a vida é um milagre

retratos-felizes.JPG O trabalho “Retratos Felizes, para pessoas que acreditam que a vida é um milagre” traz retratos de dez pessoas que por algum motivo estiveram internadas no Hospital Escola UFPel, em estado grave de saúde. A ideia dessa mostra é aproximar a proposta de humanização do Corredor Arte ainda mais de sua função.

01.JPG Pretende-se com esse projeto salientar a característica de saúde inerente à arte, enquanto recurso humano, para atribuir ao espaço hospitalar “Corredor arte” a qualidade de transição, onde é possível visualizar de modo positivo, exemplos felizes de conquistas e realizações pessoais que ocorreram nesse espaço de promoção à saúde.

02.JPG O “Corredor arte” é um projeto de humanização do Hospital Escola, um espaço lúdico que busca minimizar o sofrimento e a angústia de muitos que ali buscam tratamento de alta complexidade para si ou para seu familiar. Além de um espaço acolhedor e estimulante aos profissionais de saúde, é também um local que busca romper com o aspecto frio relacionado aos ambientes hospitalares em geral. Por tudo isso, acredita-se que um trabalho fotográfico voltado à divulgação de imagens felizes, relacionadas às pessoas que estiveram presentes na mesma realidade desses que agora por ali se submetem a tratamento, cumpre e acentua a função do corredor arte. Uma vez que propõe uma narrativa visual impregnada pela mensagem positiva das vitórias da vida, assim sendo, um convite otimista aos novos começos.

03.JPG É interessante ressaltar que praticamente todos, ao narrar seu episódio de doença e de recuperação utilizaram a expressão “milagre”, fato que acentua o caráter severo dos problemas enfrentados e a recuperação surpreendente de cada um, acima das expectativas. Do mesmo modo cada um exprime intimidade e gratidão ao falar do aspecto humano do hospital e do tratamento afetivo recebido pela equipe.

Os retratos foram feitos durante um mês, nas casas, ou locais escolhidos pelos retratados, alguns fora da cidade, como é o caso das cidades de Santa Vitória, Santana da Boa Vista e Piratini, o que também demonstra o aspecto de referência que o Hospital Escola possui ao prestar atendimento de alta complexidade a municípios vizinhos.

A exposição é composta por 10 fotografias coloridas em tamanho 30 x 40 cm e vai de 25 de junho a dia 15 de julho. A visitação pode ser feita diariamente no horário das 7h às 22h. O Hospital Escola fica na Rua Prof. Araújo, 538, Centro, Pelotas- RS.

 

Daniele Borges Bezerra é fotógrafa, graduada em Artes Visuais pela UFPel, especialista em Saúde Pública e em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS, fundação Fiocruz, tendo experiência na área da saúde, ao atuar através da arte e suas funções terapêuticas. Atualmente é aluna do segundo ano no Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, onde desenvolve um projeto que relaciona fotografia e memória, na compreensão da identidade de idosos moradores do Asilo de Mendigos de Pelotas. Recentemente foi selecionada por edital da Secult para ocupação da Sala Frederico Trebbi com a mostra que ocorrerá em setembro, sob o título Relicários da memória.

Publicado em 26/06/2013, na categoria Notícias.