Reitor da UFPel recebe comitiva de Capão do Leão

dsc09818.JPG Com o objetivo de incrementar as relações entre a UFPel e o município de Capão do Leão, através de novas parcerias, esteve em visita à Reitoria nesta sexta-feira(21) uma comitiva integrada pelo prefeito Cláudio Luis Vitória, pelo assessor Renato Póvoa, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Lima, e pelo vereador Hélio Bicca.

dsc09821.JPG Ao recepcionar o grupo, o reitor Mauro Del Pino enfatizou a ideia de aproximação cada vez mais efetiva com os municípios, “cumprindo a função social da Universidade e contribuindo para o desenvolvimento da região”.

No encontro, o prefeito Cláudio Vitória fez a entrega de um documento em que são citadas demandas pontuais do município, especialmente na área da Saúde. Vitória fez questão de ressaltar o crescimento populacional de Capão do Leão, que, segundo dados do IBGE, saltou de 8 mil para 25 mil habitantes desde a sua emancipação, na década de 1980.

Além de sediar o mais antigo campus da UFPel, o município já mantém ou manteve convênio com a Universidade em áreas como Direito, Veterinária e Arquitetura, e agora demonstra interesse em firmar parcerias na área da Saúde, envolvendo os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, visando suprir deficiências de recursos humanos, especialmente na nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que ultima os preparativos para sua inauguração, já estando com mobiliário e equipamentos adquiridos, mas apresentando carência de pessoal técnico.

Outras áreas, como Educação, Obras e Cidadania também são descritas no documento. Uma das demandas apresentadas é a elaboração de projetos na área de urbanismo e meio ambiente, bem como o mapeamento de áreas irregulares, e a realização de levantamento topográfico.

O reitor da UFPel descreveu a possibilidade de ações conjuntas na área de saneamento em áreas contíguas ao campus Capão do Leão, onde a Universidade implementará em breve projeto para o tratamento adequado de efluentes químicos. Del Pino sinalizou a possibilidade de participação dos cursos das áreas das Engenharias, em projetos do município de Capão do Leão. As demandas na área da Saúde serão repassadas às direções da Faculdade de Medicina e do Hospital.

Publicado em 21/06/2013, na categoria Notícias.