Extractus comemora 13º aniversário e apresenta plano de readequação administrativo-financeira

dsc_0770.jpg Durante café da manhã, promovido nesta quinta-feira(20), a Farmácia Extractus celebrou a passagem de seus 13 anos de atividades. Além de comemorar a data, o ato, que proporcionou um encontro com a nova Administração Superior da UFPel, serviu para apresentar o projeto de readequação administrativo-financeira da Farmácia.

Ao usar da palavra e apresentar o projeto, a gerente administrativo-financeira da unidade, Maria Inês Rosa, disse que, atualmente, 60% dos recursos da Extractus têm sua origem nas vendas de balcão.

Segundo Maria Inês, na tentativa de compensar um déficit existente e na busca de um ponto de equilíbrio financeiro, estão sendo implementadas medidas, como o corte de 20 por cento nas despesas em serviços não essenciais, e outras já feitas, como a demissão de alguns coordenadores.

De sua parte, o coordenador administrativo, Adriano Rodrigues, disse como está vendo o novo momento da Extractus, ressaltando a importância da integração entre a Farmácia, a FAU (Fundação de Apoio Universitário) e a UFPel.

Já a coordenadora de Qualidade, Andréa Rodrigues, destacou a possibilidade de desenvolver um trabalho conjunto com o Curso de Farmácia e a importância da união de todos para atingir os objetivos.

O diretor-presidente da FAU, Cristiano Guedes Pinheiro, se mostrou feliz em conhecer a estrutura da Extractus e a qualidade do trabalho lá realizado e afirmou que a unidade manterá o padrão adquirido, mas será reestruturada. Ele falou também sobre a importância da discussão envolvendo a transformação da unidade em Farmácia Escola, numa ação conjunta com o curso de Farmácia da UFPel.

Pinheiro anunciou na oportunidade o nome da nova gerente da Extractus – Priscila Chaves –, que, no entanto, atuará como voluntária, uma vez que continuará trabalhando na FAU. Em sua fala, a nova gerente convidou o grupo para o desafio de aliar, em um mesmo contexto, trabalho com ética e responsabilidade de quem lida com o erário, “tornando a instituição partícipe do universo de formação do farmacêutico e justificando sua existência pela tríade ensino-pesquisa-extensão, com habilidade e criatividade, sem perder a confiança da comunidade pelotense nos serviços prestados”.

Em seu pronunciamento, o vice-reitor, Carlos Rogério Mauch, reconheceu o trabalho de alta qualidade executado na Farmácia, que já conhecia, por ser cliente. Sublinhou os ajustes que deverão ser feitos a partir de agora para preservar a estrutura da Extractus e ressaltou a importância da participação de todos nas atividades da unidade, que, em seu modo de ver, terão reflexos no ensino, na pesquisa e na extensão da Universidade.

dsc_0784.jpg Fechando a solenidade, o reitor Mauro Del Pino disse que sua fala objetivava trazer tranquilidade aos funcionários da Farmácia, no sentido de que unidade não cessará suas atividades. Ele ressaltou a política da atual gestão para as Fundações – a de unificação com transparência –, já que as três (FAU, Simon Bolívar e Delfim Mendes Silveira) cumprem os mesmos objetivos, de apoio a projetos da Universidade. “Para tanto, nomeamos um único presidente”, enfatizou.

Segundo Del Pino, a unificação e os novos processos administrativos nas Fundações estão sendo bem vistos pelos órgãos de controle externo, como TCU e CGU.

Com relação ao debate sobre a transformação da unidade em Farmácia Escola, o reitor disse acreditar que o processo fortalecerá tanto o curso de Farmácia como a própria Extractus. Ao encerrar, Mauro Del Pino convidou todos os servidores a serem parceiros na construção de uma universidade pública, com caráter cada vez mais social.

dsc_0805.jpg Na foto, Adriano Rodrigues, Priscila Chaves, Cristiano Pinheiro, Carlos Mauch, Mauro Del Pino,  Maria Inês Rosa e Andrea Rodrigues.

Publicado em 21/06/2013, na categoria Notícias.