Início do conteúdo

Mutirão reabre Radioterapia a novos pacientes

dsc09756.JPG Fruto de um esforço conjunto dos servidores da unidade, da comunidade universitária, de instituições da sociedade e também da iniciativa privada, o Serviço de Radioterapia do Centro Regional de Oncologia da UFPel reabriu oficialmente nesta quinta-feira (13) a novos pacientes. O setor permaneceu três meses e meio interditado pela Vigilância Sanitária do Estado.

Mas esta não é única boa notícia que vem do Centro de Oncologia. A UFPel é um dos 80 prestadores de serviço do país a serem contemplados com um Acelerador Linear, um equipamento de tecnologia de ponta que direciona o feixe de irradiação com mais precisão sobre as células tumorais, com menos danos aos tecidos sadios que circundam a lesão. A previsão é que o aparelho, que tem um custo de R$ Dois milhões, entre em operação até agosto de 2014.

dsc09765.JPG No ato comemorativo à reabertura, realizado no fim da tarde desta quinta-feira (13), o reitor Mauro Del Pino disse que estava, a partir daquele momento, restabelecido um direito à saúde. Ressaltou o mutirão para reativar o serviço, o trabalho e dedicação dos servidores do setor e as parcerias com a Secretaria Municipal da Saúde e com a 3ª Coordenadoria Regional da Saúde.

“Tínhamos o dever de sanear este serviço e devolvê-lo à sociedade ainda com mais qualidade, principalmente porque se trata de um serviço cem por cento SUS”, afirmou Del Pino. O reitor registrou também a importância do trabalho na formação dos acadêmicos da área da Saúde.

Conforme a diretora do HE, Julieta Fripp, a desinterdição foi resultado do trabalho de uma grande força-tarefa, que corrigiu o que foi apontado pela Vigilância Sanitária e buscou o Plano de Expansão do Ministério da Saúde. Agora, o Centro passa a receber os pacientes em espaços mais organizados, confortáveis e iluminados, com equipamentos de estabilização e reanimação, que não estavam disponíveis antes. Para a diretora ocorreu um resgate das condições de atendimento pleno. Ela lembrou também a agenda política com autoridades cumprida para permitir a reabertura.

dsc09753.JPG Emocionado, o médico-físico responsável pelo setor, Altair Faes, (na foto o primeiro da dir. para a esq., com a equipe do setor) agradeceu a todos que trabalharam na recuperação da Radioterapia.

Manifestaram-se na solenidade ainda o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Luiz Guilherme Belletti, a secretária municipal da Saúde, Arita Bergmann, e o titular da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, Milton Martins.

Informações pelo fone (53) 32849513.

Publicado em 14/06/2013, na categoria Manchete.