Solenidade marca os 32 Anos da FAU

dsc_0245.jpg Na manhã desta quinta-feira (13), uma solenidade na portaria do relógio-ponto do Hospital Escola UFPel marcou mais um aniversário da FAU – Fundação de Apoio Universitário, que administra o hospital há 32 anos, desde sua criação.
Além de funcionários das mais diversas áreas, estiveram presentes a Coord. de Gestão Participativa Isabel Arrieira, a Diretora Geral do Hospital Escola, Dra. Julieta Fripp, o Diretor Presidente da FAU, Cristiano Guedes Pinheiro e o Reitor da UFPel, Prof. Mauro Del Pino.
Na ocasião, Cristiano falou sobre a importância da ocasião e dos funcionários. “Este é um momento muito importante. Estamos aqui para comemorar. Reconhecemos vocês como a parte mais importante desta fundação. As pessoas são a parte mais importante deste processo”, falou.
A Diretora do HE, Dra. Julieta, ressaltou a reabertura do Serviço de Radioterapia, que acontece hoje, após adequações exigidas pela vigilância sanitária. E parabenizou a fundação pelo aniversário “A FAU está de parabéns. Ela vem acompanhando todo este trajeto das políticas e da construção do Hospital Escola desde a sua criação”.
Ela aproveitou para contar um pouco da trajetória do hospital, desde o início, até o momento atual e falou da importância da Fundação. “A FAU tem sido fundamental para que a gente consiga juntamente com a UFPel desenvolver toda polícia de ensino, pesquisa e extensão, mais assistência de excelência dentro daquilo que a gente possui, no ponto de vista estrutural”, comentou.
“As pessoas são fundamentais em cada setor que atuam, para que a gente consiga oferecer aquilo de melhor temos para o usuário do sistema único de saúde. Temos um hospital 100% SUS, que vem atendendo várias linhas do cuidado, como alta complexidade de oncologia, a linha materno-infantil, o Hospital-Dia, a área de infectologia, além de todas as outras áreas como cirurgia e ambulatórios”.
dsc_0217.jpg O reitor Mauro Del Pinto contou que há 32 anos, o pai, professor da Universidade, foi uma das pessoas que assinou a ata de criação da Fundação. “Meu nome de alguma forma está ligado a história da Fundação, que foi criada com o objetivo de potencializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na UFPel”, contou. Ele falou também da importância para a UFPel. “Nestes anos ela se mostrou extremamente importante e eficiente, até o ponto que hoje ela é um elo estratégico de ligação entre o hospital e a Universidade.
Del Pino reforçou o que foi dito por Cristiano, sobre a importância dos funcionários. “O grande patrimônio das instituições são as pessoas, são as pessoas que aqui trabalham. Acredito que cuidar de uma instituição é cuidar das pessoas que trabalham nela. Quando elas se sentem acolhidas e bem trabalhando, as coisas fluem e os objetivos são atingidos”.
Para finalizar a comemoração, foi cantado o tradicional parabéns, e um bolo de 1.000 fatias foi servido aos funcionários e também foi oferecido à todos os pacientes internados no HE.

Publicado em 13/06/2013, nas categorias Manchete, Notícias.