UFPel socializa saberes com escolas de Pelotas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID é um programa da CAPES, que tem como finalidade qualificar a formação docente dos licenciandos, favorecendo a prática docente por meio da inserção destes bolsistas no âmbito escolar, onde realizam atividades de auxilio e cooperação junto aos professores da educação básica, além de promoverem oficinas e criarem materiais didáticos para aplicação em sala de aula, tendo como referencial os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que assinalam a necessidade de ajustar o trabalho escolar a uma nova realidade.

Uma característica dos pibibianos é trabalhar a interdisciplinaridade, tendo em vista a necessidade da produção e socialização do conhecimento no campo educativo. Partindo desse pressuposto, o grupo que trabalha na Escola de Ensino Médio N. S. de Lourdes, desencadeou neste sábado o Projeto “Uma Revolução no Corpo e na Mente” na Escola Superior de Educação Física. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio que participam do projeto tiveram a oportunidade de serem apresentados aos três grupos de alunos dos cursos de Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Pelotas que atuam sob o comando da professora Leila Macias, do Departamento de Botânica, IB/UFPEL, que coordena o grupo naquela Escola.

A partir de agora até o mês de outubro, várias atividades serão executadas procurando elucidar aos adolescentes e jovens, o perigo do uso e abuso de medicamentos sem a prescrição médica e as suas várias consequências na saúde, bem como abordar sobre a gravidade dos transtornos alimentares como é o caso da anorexia e a bulimia, buscando incentivar a promoção de hábitos saudáveis, visando à alimentação alternativa, conscientizar os jovens sobre a importância da diversão, do lazer com responsabilidade, mostrando lhes questões ligadas aos esportes, à balada, a internet e a cultura e ainda, desenvolver através de oficinas e palestras a consciência profissional levando em conta a responsabilidade, as relações sociais e o pensamento crítico.

Publicado em 10/06/2013, na categoria Notícias.