Esef tem projeto de ciclismo. Professores disputam campeonato

A Associação Pelotense de Ciclismo (APC) realiza o Campeonato Zona Sul de Ciclismo-edição 2013, com dez etapas, enquanto que União Lourenciana de Ciclistas (ULC- São Lourenço do Sul) promove o Campeonato Zona Sul de Mountain-Bike (MTB) Maratona-edição 2013, contando com onze etapas; ambas as competições estão sendo realizadas desde o mês de fevereiro, com termino previsto para dezembro.

Os professores da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UFPel, Volmar Geraldo da Silva Nunes e Felipe FossatiReichert, participaram das 4 etapas já realizadas, obtendo as seguintes classificações: no ciclismoVolmar (Categoria MTB Master II) foi 120 lugar em Rio Grande, 90 lugar em Jaguarão e 60 lugar em São Lourenço do Sul; Felipe foi 10 lugar em Rio Grande; no MTB Volmar(categoria Sênior C) foi 70 lugar em Cristal, 80 lugar em Camaquã e 50 lugar em Piratini, Felipe (categoria Elite) foi 10 lugar em São Lourenço do Sul, Camaquã e Piratini.

Fossati possui um longo currículo no ciclismo com resultados expressivos como Bicampeão gaúcho de MTB (1995 e 2007), atual campeão gaúcho de ciclismo na categoria Elite, tricampeão do Campeonato Zona Sul de Ciclismo e tricampeão do Campeonato Zona Sul de MTB.

O aluno da ESEF que participa do Campeonato Zona Sul de MTB, é: João Vianei Fernandes Machado (categoria Iniciante) obteve 20 lugar em Camaquã e 10 lugar em Piratini.

A ESEF possui um projeto de extensão universitária coordenado pelo Prof. Felipe FossatiReichert, com a colaboração dos professores Volmar Nunes, Airton Rombaldi e Marlos Domingues intitulado “Melhorando a mobilidade urbana e condicionamento físico atravésda utilização da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte”. A ação extensionista visa proporcionar orientação a todas as pessoas que utilizam a bicicleta, buscando uma maior harmonia entre o ciclista e osdemais usuários do sistema de trânsito (motoristas e pedestres), bem como potencializar a aptidão físicados ciclistas através de uma prescrição individualizada de exercícios. A população desse projeto sãocrianças, adolescentes, adultos e idosos que utilizam a bicicleta para diferentes fins.

Alguns destes participantes disputam ambos os campeonatos, sendo eles: no MTB Fábio Lima (Elite) foi 20 lugar em Cristal e SãoLourenço do Sul; César José Lima Castro (Sênior B) 60 lugar em Cristal e São Lourenço do Sul e 40 lugar em Camaquã; Rudnei Pires Dorneles 40 lugar em cristal e 50 lugar em Camaquã; e AdienezNobre Parada Castro (FEM) 20 lugar em cristal e São Lourenço do Sul e 10 lugar em Camaquã. No ciclismo Fábio Lima (Elite) foi 110 Lugar em São Lourenço do Sul e 70 Lugar em Camaquã; Reinaldo Haerter (Elite) 70 Lugar em Rio Grande; Jonathan Barbier 30 Lugar em Rio Grande, 20 Lugar em São Lourenço do Sul e 10 Lugar em Jaguarão e Camaquã; Rudnei Dorneles (Sub 30) 30 Lugar em Rio Grande,  10 Lugar em Jaguarão e 40 Lugar em São Lourenço do Sul e Camaquã; César José Lima Castro (MTB II) 50 Lugar em Rio Grande, 60 Lugar em Jaguarão, 40 Lugar em São Lourenço do Sul e 50 Lugar em Camaquã; Adienez Nobre Parada Castro (FEM) 20 Lugar em Rio Grande, 30 Lugar em Jaguarão, 20 Lugar em São Lourenço do Sul e 10 Lugar em Camaquã.

Os campeonatos contam com uma competição por mês nas suas modalidades, sendo a próxima de Speed em Pedro Osório dia 23 de junho e na categoria MTB será em Pelotas no dia 09 de junho, onde ambos professores e alunos irão participar.

Publicado em 10/06/2013, na categoria Notícias.