DIPI orienta selecionados do Ciência Sem Fronteiras

Na última quarta-feira, 5 de junho, o Departamento de Intercâmbios e Programas Internacionais promoveu evento, no auditório do Direito entre 17h e 21h, para orientação dos mais de 150 selecionados para bolsas de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras, que embarcam entre junho e setembro para o exterior, com abordagem psicológica, orientações de carreira, compartilhamento de experiências de discentes que já regressaram, além de responder a questões de ordem administrativo-burocráticas.
A psicóloga Lisandra Osório da PRAE contribuiu com problematizações e dicas sobre como superar as alternâncias de sensações e sentimentos de uma experiência tão rica que ao mesmo tempo pode gerar vulnerabilidade psíquica em alguns momentos. Com muita propriedade, o professor Antonio Costa de Oliveira da Biotecnologia compartilhou a construção da sua trajetória enquanto pesquisador internacional, com orientações de alta relevância aos alunos. Na sequência, as alunas Letícia Winke e Letiane Penning da Agronomia que regressaram do programa, França e Bélgica respectivamente, Mariana Remião da Biotecnologia, Canadá e Caroline Stein da Odontologia, Espanha, expuseram suas experiências de sucesso e suas dificuldades.
Atualmente a UFPel conta com 136 bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras no exterior, das quais 94 apenas de graduação, sendo que o investimento público estimado em cada discente é da ordem de 100 mil reais. Para o Diretor do DIPI, o problema não são os números, mas saber como orientar melhor nossos alunos antes de ir e enquanto estão lá, além de uma questão fundamental que a instituição precisa responder: o que podemos fazer para que a aprendizagem e a experiência no exterior retornem à comunidade e à instituição, em termos de ensino, pesquisa e extensão?
De acordo com a coordenadora de Intercâmbios do DIPI, Anelise Alves, “Para o DIPI é muito importante que os alunos tenham a consciência que além de serem representantes da UFPel no exterior, são uma aposta da Universidade e do Governo Federal, pois serão financiados com recursos públicos.”

Publicado em 10/06/2013, na categoria Notícias.