Reitoria envia memorando ao Cead sobre Consulta à Comunidade

A Reitoria enviou memorando à Direção do Centro de Educação a Distância tratando sobre a Suspensão da Consulta à Comunidade da Unidade Acadêmica do CEAD para indicação da nova composição da sua Direção – Administração 2013-2017. O texto é o seguinte:

Memorando GR/UFPEL nº 242/2013

Em: 07/06/2013
De: Gabinete do Reitor
Para: Direção do Centro de Educação à Distância

Assunto: Suspensão da consulta à Comunidade da Unidade Acadêmica do CEAD para indicação da nova composição da sua Direção – Administração 2013-2017.

A Reitoria vem cumprindo seu programa no que se refere aos cursos de educação a distância da UFPel. Neste sentido, foram realizadas duas reuniões com a Direção do CEAD (dias 13 e 24 de maio) e reunião com todas as coordenações de cursos deste Centro (dia 24 de maio), estabelecendo discussões no sentido de que os cursos de graduação sejam alocados em unidades acadêmicas afins, proposta apresentada ao CONSUN na forma da criação do CPED – Centro de Programas de Educação a Distância – que será apreciada em próxima reunião do Conselho.

Os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UFPel lotados no CEAD apresentam, atualmente, uma característica que se destaca negativamente da imensa maioria dos Cursos de outras instituições de ensino superior do país: a quase inexistência de relações com os equivalentes cursos presenciais. Embora em alguns desses cursos a distância trabalhem professores da UFPel que também atuam nos cursos presenciais, não existe a saudável prática de discussão e colaboração com os respectivos cursos da modalidade presencial. Há casos gravíssimos, como o do Curso de Pedagogia a Distância, que não tem sequer um professor da UFPel lecionando que seja Pedagogo e no qual não há professores pesquisadores pertencentes à Instituição.

É importante lembrar o que caracteriza uma UNIVERSIDADE: a constituição de grupos de pensadores – professores, estudantes e técnicos – que trocam ideias entre si. Isto deve acontecer não só dentro de sua área de atuação principal, mas no compartilhamento de experiências e reflexões com profissionais de outras áreas da Instituição.

Numa época em que ferve o discurso da interdisciplinaridade, em que se percebe a importância do compartilhamento de ideias sobre questões que perpassam áreas bastante diversas, é inadmissível que profissionais de uma mesma área não dialoguem e tampouco tenham a prática de discussão e trabalho conjunto.

Recentes discussões entre profissionais que trabalham com EaD têm evidenciado a importância do compartilhamento de ideias entre os cursos a distância e seus respectivos cursos presenciais. Em particular, no último simpósio sobre Institucionalização da Educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior – realizado em maio, em Florianópolis, destacou-se, fortemente, a necessidade de que todos os cursos a distância tenham suas estruturas montadas junto aos cursos presenciais, evitando o que foi citado, naquele evento, como um tipo de “esquizofrenia”, quando um curso trabalha totalmente à parte da existência de seu equivalente presencial.

Todos os cursos a distância da UFPel terão a ganhar com o trabalho conjunto com os cursos presenciais. Isso está sendo providenciado pela atual gestão, que objetiva a qualificação desses cursos e possibilita novas perspectivas aos discentes de ambas as modalidades.

Neste sentido, encaminho a suspensão da consulta e a não publicação das “Normas para a consulta à comunidade” na UFPel e em seus sítios, tendo em vista o documento contrariar os encaminhamentos tomados pela administração nas reuniões realizadas com o CEAD, bem como a política acadêmica desta Administração, explicitada no Programa de Gestão, que reconhece apenas os processos pelo menos paritários de consulta à comunidade.

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino

Publicado em 07/06/2013, na categoria Notícias.