Aluno do Centro de Artes da UFPel é premiado no Intercom Sul 2013

premio-felipe.JPG O acadêmico do curso de Design Gráfico da UFPel, Felipe Foerstnow Szczepaniak, foi premiado na XV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom),  no XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul). O congresso ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no período de 30 de maio a 1º de junho.

Felipe recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Comunicação e Inovação (troféu de quero-quero). Sua proposta vencedora “Design de identidade vegetal Föerspak: planta-símbolo para Pelotas-RS” trata-se de um trabalho de conclusão de curso (TCC) apresentado ao curso de Design Gráfico. A pesquisa-projeto venceu concorrentes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. “Acredito que concorrer na modalidade Comunicação e Inovação é muito difícil. Isso faz com o que este prêmio seja tão especial para mim, pois pode aceitar qualquer proposta abarcando todas as outras modalidades. Foi o que aconteceu, concorri com diferentes tipos de propostas, como vídeo, propaganda, programa de rádio, inovação em tablet. Sinceramente, eu não acreditava que iria ganhar, ainda mais que um dos concorrentes era a idealização de comunicação do próprio evento. Eu apostava neles. A utilização da biotecnologia vegetal chamou a atenção e foi um dos meus vários diferenciais”, avalia o estudante.

O acadêmico foi orientado pela professora Lúcia Weymar, e seu TCC contou com a presença da banca formada pelas professoras Alice Monsell, Nádia Senna e Daiane Benemann (biotecnologia). Para realizar a pesquisa-projeto, na qual estão envolvidos conceitos referentes às áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências naturais, Felipe participa de disciplinas de distintas áreas do conhecimento. Dentre elas, genética na Agronomia, ministrada pela professora Beatriz Rocha, e biotecnologia vegetal, incluindo práticas de laboratório, ministrada pela professora Luciana Dode, do CDTec/UFPel. “E entendo que ao entrarmos no mundo acadêmico, não somente entramos em uma faculdade, mas em uma universidade e temos que aproveitá-la em todos seus sentidos”, observa Szczepaniak.

Em setembro, o aluno parte para o XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Manaus-AM. Ele concorre ao prêmio nacional junto a outros vencedores das demais regiões, como centro oeste, norte, nordeste e sudeste.

O trabalho apresentado pode ser visto nos links:

LINK1: Trabalho completo (TCC)

LINK2: Resumo completo

Publicado em 06/06/2013, na categoria Notícias.