GT sobre Assistência Estudantil apresentará Programa de Necessidades para projeto da nova Casa do Estudante

dsc09691.JPG O Grupo de Trabalho (GT) sobre Assistência Estudantil apresentará um Programa de Necessidades que norteará a confecção do projeto da nova Casa do Estudante da UFPel. O documento será entregue ao Departamento Técnico da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento e a partir daí as informações serão refinadas, complementadas e colocadas em um formulário de necessidades.

Este foi o principal encaminhamento da reunião realizada na manhã desta quarta-feira (5), no auditório da Reitoria. O encontro deu sequência às conversas entre Administração Central da Universidade e comunidade acadêmica sobre a construção da nova Casa do Estudante e também de mais restaurantes universitários na Instituição. Participaram da reunião o reitor Mauro Del Pino, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luís Osório Rocha dos Santos, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão, assessores das pró-reitorias e alunas moradoras da Casa do Estudante.

“Estamos reafirmando nosso compromisso com a busca de recursos para a moradia estudantil na UFPel e com o diálogo com os estudantes sobre este assunto. A gestão está buscando todas as formas para atender estas demandas”, garantiu o reitor Mauro Del Pino. Ele completa que é preciso dar uma resposta rápida sobre o tema e que isto passa pela feitura do Programa de Necessidades, que deverá ser entregue em seguida ao Planejamento da Universidade.

Em sua manifestação no encontro, o pró-reitor de Planejamento recordou que a moradia estudantil é um compromisso basilar da atual Reitoria constante no programa da gestão e que, desta forma, a Administração Central trabalhará para cumprir a meta de contemplar dez por cento da comunidade acadêmica, cerca de 1,5 mil estudantes, com o atendimento de moradia estudantil. “Só que isto poderá se dar por etapas, pois os recursos dificilmente virão todos de uma só vez”, afirmou Osório. O pró-reitor grifou ainda que a moradia estudantil faz parte do mínimo que a Instituição deve oferecer para permitir boas condições de estudo e de permanência na Universidade.

Osório lembrou que o Programa de Necessidades tem de ser muito bem concebido, pois na modalidade de RDC (Regime Diferenciado de Contratação), que a Universidade estuda usar para licitar o projeto, se for esta a opção, e a obra, não são admitidas mudanças posteriores. Pelo RDC, a feitura do projeto poderá levar quatro meses. Se o projeto for feito na própria Instituição este prazo poderá ser superior.

A Reitoria está pensando também o projeto para uma Casa do Estudante no campus Capão do Leão, com capacidade para cerca de cem moradores. Projetos elaborados na Unipampa e na Universidade de São Carlos poderão ser usados para este fim. Durante todo o encontro, os representantes da gestão reafirmaram os compromissos com as questões referentes à moradia estudantil e restaurantes universitários.

Publicado em 05/06/2013, na categoria Notícias.