Buteco da Filosofia abordará o Casamento Gay

cartazversaofinal.jpg “Buteco da Filosofia” é o mais novo Projeto de Extensão do Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação dos professores Flávia Carvalho Chagas e Juliano Santos do Carmo, com a colaboração de acadêmicos e egressos do curso de Filosofia, bem como de outros cursos da UFPel. Tem por objetivo promover discussões transversais da filosofia com outras áreas do conhecimento e da cultura em geral sobre temas e problemas de relevância social afim de promover a (inter)relação dos saberes construídos dentro e fora do ambiente acadêmico filosófico.

Assim, a partir da própria natureza dialética da filosofia, o projeto prevê a realização destas discussões contando com diferentes posicionamentos, perspectivas e interpretações sobre o mesmo tema oportunizando a reflexão e a argumentação crítica sobre questões atinentes à preocupação humana a partir de um foco interdisciplinar. O projeto será de natureza itinerante de modo a buscar a efetiva interação com a comunidade de Pelotas nos mais diversos “butecos”, bem como, por outro lado, a saída e o distanciamento em relação à academia.

Tendo em vista que o projeto realizar-se-á em “butecos”, localizados tanto no centro, como na periferia da cidade de Pelotas, o público alvo a ser atingido é a comunidade em geral e a importância da ação para o grupo consiste, por exemplo, na tentativa de desmistificar a imagem da filosofia como uma disciplina alheia à realidade das pessoas; oportunizar a reflexão crítica e argumentativa sobre as convicções, as quais, muitas vezes, sustenta-se como se fossem verdades absolutas; reavaliar e desconstruir (pré)conceitos; promover o exercício franco, aberto e tolerante entre divergentes posicionamentos e interpretações, contribuindo para a formação do sujeito tanto a nível subjetivo, como a nível social ou intersubjetivo; propiciar um espaço para a discussão e debate acerca de problemas que se impõem inevitavelmente à espécie humana em algum momento da sua existência, quer dizer, problemas genuinamente filosóficos, mas a partir do caráter transversal que é próprio dessa disciplina.

Neste sentido, o projeto “Filosofia no Buteco” parece ser pioneiro devido a necessidade de realizar tais discussões contando sempre com a participação de debatedores (pelo menos um) que não tenham formação filosófica. O projeto acontecerá sempre às quartas, uma vez por mês. Além disso, o tema da discussão será definido com a antecedência de um mês para que possamos promover a discussão acerca de questões atuais e de relevância social. Por isso, optou-se por não “engessar” o projeto definindo os temas com muita antecedência. Em relação à execução do debate, cada convidado terá entre 10 a 15 minutos para fazer a exposição do seu argumento e interpretação acerca da temática para, em um momento posterior, ocorrer o debate a partir das questões, críticas, comentários e objeções dos que estiverem presentes.

Na primeira edição, dia 19 de junho às 20 horas, no Café Monjolo, a discussão será sobre o casamento gay e a questão da (des)construção de gênero e da identidade sexual. Participam como debatedores desta edição o professor do Curso de História Jean Baptista da FURG e integrante da LGBT e os acadêmicos da Graduação Luisa Caroline Pogozelski e da Pós-Graduação em Filosofia John de Miranda, ambos com pesquisas sobre o tema.

Publicado em 05/06/2013, na categoria Notícias.