UFPel presente no III Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia

Ocorreu no período de 31 de maio a 3 de junho, em Fortaleza, Ceará, o III Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica – ENESEB, que teve como tema este ano, a juventude e o Ensino Médio. Nesta versão, o evento organizado a cada dois anos pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), ocorreu separadamente do Congresso Brasileiro de Sociologia – CBS, que será realizado na Universidade Federal da Bahia, em setembro. Esta divisão é fruto do crescente aumento de participantes com interesse específico na área, que diferentemente do CBS, agrega professores da rede básica de ensino, alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados pela temática do ensino da sociologia na educação básica.

O aluno do curso de Mestrado em Educação da UFPel, Marcelo Pinheiro Cigales, esteve no evento, ofertando uma das 18 oficinas realizadas nesta terceira edição. Conforme o mestrando, a oficina pedagógica intitulada “Xeque-mate: uma proposta diferenciada para o ensino da sociologia na educação básica” teve grande demanda de participantes, entre alunos de graduação, professores da rede básica de ensino e universitários.

A proposta apresentada visou articular conceitos sociológicos com o jogo de xadrez, que através de analogias pode facilitar a transposição didática de alguns temas da disciplina. O aluno também apresentou uma pesquisa sobre a formação e atuação dos docentes responsáveis pela formação dos licenciados em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia Sociologia e Política da UFPel.

“Alguns docentes universitários participaram devido à propaganda feita pelos estudantes de graduação durante a oficina realizada no Rio de Janeiro, em 2012, por ocasião do III Encontro Estadual de Sociologia, idealizado pela UFRJ”, afirma Cigales.

Segundo a representante da Comissão Organizadora, professora Danielle Nilin, o ENESEB se constitui em um dos mais importantes eventos sobre o ensino da sociologia no Brasil, tendo sido constituídos neste ano 13 Grupos de Trabalhos (GTs), com mais de 300 submissões de resumos. A programação contou com palestras de importantes pesquisadores brasileiros e latino-americanos, com relevantes pesquisas na área da história e do ensino da disciplina.

Para maiores informações sobre o ENESEB acesse o site do evento: www.eneseb.com.br.

Publicado em 04/06/2013, na categoria Notícias.