Obra do Hospital Escola deve ser licitada neste ano

he.jpg A licitação da obra do Hospital Escola da UFPel, que será erguido nos fundos da Faculdade de Medicina, em frente à Rodoviária de Pelotas, deve ser feita ainda em 2013. O Hospital, com atendimento cem por cento SUS, terá três blocos, totalizando 44 mil metros quadrados, com 535 leitos, pronto-socorro regional, ambulatórios, hemodiálise, serviços de apoio a diagnósticos e terapias e centro oncológico. O custo da obra está projetado em R$ 112 milhões e a construção deve levar de três a quatro anos.

he-2.jpg O projeto do novo hospital, que está sendo revitalizado e que ainda tem partes sendo pensadas, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (22), no auditório do atual Hospital Escola pelo diretor-técnico do HE, Eduardo Coelho Machado. Ele detalhou o projeto através de uma apresentação de slides, mostrando os conteúdos dos três blocos planejados.

No primeiro bloco haverá 535 leitos para internação. No segundo, serão instalados pronto-socorro regional, que terá mais 34 leitos, os ambulatórios, a hemodiálise e os serviços de apoio a diagnósticos e terapias. O Centro de Oncologia ocupará o terceiro bloco. Confira a apresentação detalhada do projeto no arquivo apresentacao-he-22-maio-2013-simplificada.pdf.

A Universidade tentará usar o novo modelo de licitação RDC, Regime Diferenciado de Contratação, criado para atender rapidamente as obras da Copa do Mundo, como forma de acelerar a construção do Hospital. A explicação foi dada pelo diretor do Departamento de Planejamento Físico da UFPel, Cledi Pinto. A empresa que havia vencido a licitação feita na gestão anterior não conseguiu executar a obra e daí a necessidade de abrir novo processo para licitar a construção.

Autonomia
Para o presidente da Fundação de Apoio Universitário (FAU), Cristiano Pinheiro, o novo HE deverá ter autonomia administrativa, diferentemente do que hoje ocorre hoje. “A FAU deverá ser uma administradora de projetos da Universidade”, projetou. Ele garantiu que a Fundação dará todo o apoio necessário à construção do Hospital.

Recursos
O reitor Mauro Del Pino disse, durante a apresentação do projeto, que a Administração Central está tentando reaver os R$ 35 milhões devolvidos ao MEC no ano passado, em função da não realização da obra, e que espera conseguir pelo menos R$ 20 milhões ainda em 2013. A ideia é empenhar a verba logo que a licitação esteja concluída.

“Queremos construir um hospital que proporcione uma excelente formação acadêmica e que ao mesmo tempo possa se constituir em referência nacional na sua área”, afirmou Del Pino.

A UFPel já solicitou ao MEC a realização de concurso público para o suprimento de mais de 600 vagas de técnico-administrativos que atuarão no novo HE. No total, deverão ser em torno de dois mil servidores trabalhando no Hospital, que atenderá a dois milhões de habitantes da região.

Publicado em 22/05/2013, na categoria Notícias.