Início do conteúdo

Polo de Alimentos recebe comitiva do Governo do Estado. Projetos selecionados foram alvo de registro fotográfico

dsc09500.JPG O Polo de Inovação Tecnológica em Alimentos da Região Sul, órgão ligado à Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), teve dois projetos selecionados pelo Governo do Estado para registro fotográfico. Por conta disto, recebeu na tarde desta segunda-feira(20), a visita de representantes da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS e do Gabinete da Primeira-Dama do Estado.

A comitiva, que incluiu a própria Primeira-Dama, Sandra Krebs Genro, foi recebida às 14h, no Salão Nobre da Faem, pelo diretor da Faem, professor Ledemar Vahl, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Gigante, pelo coordenador do órgão, professor Fábio Clasen Chaves, e pelo professor Moacir Cardoso Elias, ex-coordenador.

dsc09499.JPG O professor Moacir Elias fez um relato histórico da trajetória do Polo de Alimentos e descreveu os principais projetos já desenvolvidos, desde a criação da unidade, em 1992. Segundo ele, diferentemente das outras regiões do estado, que possuem apenas um polo de desenvolvimento tecnológico, na Zona Sul foram criados três – um polo de modernização industrial, na UCPel; um polo pesqueiro, na Furg; e o polo de alimentos, na UFPel.

O Polo de Alimentos da UFPel caracteriza-se pelo desenvolvimento de projetos em parceria com a Embrapa, Emater e Cosulati, o que justifica a presença de um grande número de representantes dessas instituições na solenidade.

  dsc09497.JPG Elias destacou o tratamento recebido pela atual gestão do Governo estadual. Segundo ele, durante 17 anos, os recursos investidos no Polo pela SCIT (secretaria de ciência, inovação e tecnologia) variavam de 3 a 7%. De 2011 para cá, os recursos aplicados pela Secretaria correspondem a 40% dos valores investidos em todos os anos da existência do Polo de Alimentos. “A Zona Sul está satisfeita com o tratamento recebido do atual governo”, elogiou.

Ao longo dos 20 anos do Polo de Alimentos, o trabalho já contou com a participação de 43 docentes de diversas áreas da UFPel, de três professores do IFSul, de 34 pesquisadores da Embrapa, nove técnicos da Emater e oito integrantes da Cosulati.

A Primeira-Dama, Sandra Genro, disse que tomou a si a incumbência de fotografar os principais projetos das Secretarias de Governo, que “estão dando ao Estado a oportunidade de crescer”.

Os dois projetos do Polo de Alimentos da UFPel que mereceram atenção especial da SCIT e que foram selecionados para registro fotográfico nesta segunda-feira são: Agregação de valor na cadeia produtiva do arroz com o desenvolvimento de produtos industriais especiais, e Conservação e industrialização de grãos e frutas em médias e pequenas escalas para a região Sul.

Publicado em 20/05/2013, na categoria Notícias.