Aberto, na Arquitetura, o curso de Desenho Urbano ministrado por Ian Bentley

dscn0378.JPG Durante toda a semana, até a sexta-feira (24), o Gabinete da Reitoria, o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel e a Prefeitura Municipal de Pelotas realizam, em uma ação conjunta, o I Curso de Desenho Urbano – Prática Projetual e Pesquisa na Cidade Real, ministrado pelo professor britânico Ian Bentley. O evento ocorre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Técnicos da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel participam das atividades.

dscn0367.JPG Na abertura do curso, na manhã desta segunda-feira (20), o reitor Mauro Del Pino ressaltou que os trabalhos contribuirão para dar melhores condições de vida, de mobilidade urbana e de segurança nas regiões do Porto e da chamada zona universitária da cidade.

Lembrou que os prédios adquiridos pela Universidade na região estão sem uso acadêmico e que a implantação na UFPel do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável será fundamental para o direcionamento das ações da Instituição neste sentido. A ideia, conforme o reitor, é concentrar a Universidade em cinco campi, que seriam os do Capão do Leão, do Porto, das Humanas, da Saúde e o das Engenharias. “Hoje nossos espaços estão fragmentados”, observou.

Para o prefeito Eduardo Leite, as atividades resultarão na qualificação dos espaços urbanos, especialmente na área do projeto da Prefeitura denominado Cidade Estudantil. “Tudo para que as pessoas tenham prazer de viver em Pelotas”, ressaltou. Já a secretaria municipal de Mobilidade Urbana, Joseane Almeida, registrou a grande oportunidade de ter o professor inglês em Pelotas e a partir daí implementar conhecimentos.

A integração de ações entre a academia e o poder público em favor da cidade e das pessoas foi destacada pelo diretor do Sest e Senat em Pelotas, Roger Lange. Os benefícios que a cidade terá com o curso e com a presença do pesquisador britânico foram sublinhados pelo diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Antônio Cesar Baptista da Silva.

Ministrante
O professor Bentley, durante mais de 40 décadas, lecionou na Oxford Brookes University em Oxford, sendo um dos fundadores do curso de Desenho Urbano naquela universidade. Hoje é reconhecido como um dos maiores profissionais e pesquisadores internacionais na área de desenho urbano. A disciplina de desenho urbano passou a ser reconhecida mundialmente como tal a partir da década de 1980, com a publicação do livro ‘Responsible Environment’ de autoria do Professor, que marcou uma dicotomia entre o que é urbanismo, planejamento urbano e desenho urbano.

O professor ministra curso de desenho urbano, tendo como objeto de estudo a zona portuária da cidade, também conhecida hoje como futura ‘cidade universitária’. O objetivo principal da vinda é desenvolver um curso focado em aulas teóricas abertas a um público maior e workshops, de modo que o resultado final seja uma proposta de redesenho da área para atender as necessidades de todos os grupos de usuários da região do Porto – universitários, residentes, comerciantes locais e futuros turistas.

O resultado final dos cinco dias de curso será o projeto de requalificação urbana e desenho urbano da área denominado como Cidade Universitária. O curso é dividido em dois turnos, manhã e tarde. Pela manhã são realizadas palestras com vagas livres, enquanto a tarde ocorrem workshops de desenho urbano.

A equipe de organização é formada pelos professores Adriana Portella (UFPel), Nirce Saffer Medvedoski (UFPel), Maurício Polidori (UFPel), Otávio Peres (UFPel), Sinval Xavier (FURG-Prefeitura), Secretária da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade, arquiteta e urbanista Josiane Almeida e pelos arquitetos e urbanistas da Prefeitura Guto King e Carmen Vera Roig.

Publicado em 20/05/2013, na categoria Notícias.