Prae realiza reunião neste sábado, às 15h, no Direito, sobre Bolsas Permanência do Governo Federal

A Pró Reitora de Assuntos Estudantis da UFPel Rosane Brandão retorna nesta sexta-feira (17) de Brasília com informações sobre o novo programa de bolsa permanência do Governo Federal. O tema foi pauta da Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE) que ocorreu em Brasilia, essa semana, com representantes do Ministério da Educação.

Para a reunião que ocorrerá neste sábado (18/05), no Auditório da Faculdade de Direito da UFPel, às 15 horas, a Pró-Reitora está convidando todos os estudantes e demais interessados. O objetivo da reunião é informar e esclarecer dúvidas quanto o Programa de Bolsa Permanência do Governo Federal, a ser implementado em todas as Universidades Públicas Federais que aderirem ao novo programa.

Bolsa Permanência: Informações Básicas

O MEC irá conceder uma bolsa a todos os alunos com renda per capita familiar inferior a um salário mínimo e meio e que estejam matriculados em curso de graduação com carga horária igual ou superior a cinco horas diárias. O intuito é contribuir com as ações que visam ampliar o acesso à educação superior e diminuir os índices de evasão e repetência.

A medida amplia a atual Política de Assistência Estudantil empreendida pelo MEC, que tem como princípio a afirmação da educação superior como política de Estado; a igualdade de condições para o acesso, a permanência e a conclusão de curso nas IFES; a garantia da democratização e da qualidade dos serviços prestados à comunidade estudantil; a defesa em favor da justiça social e a eliminação de todas as formas de preconceito.

O principal objetivo do Programa Bolsa Permanência é garantir a permanência e a diplomação, na perspectiva da inclusão social, da formação ampliada, da produção de conhecimento, da melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

Publicado em 17/05/2013, na categoria Notícias.