Curso de Formação de Consultores em Eficiência Energética em Edificações tem edição em POA

banner_rtq-c_poa-1.png A portaria n° 372 de 17 de setembro de 2010 regulamentou o RTQ-C (Regulamento técnico para a Qualidade do Nível de Eficiência Energética de edificações Comerciais, de Serviços e Públicas) e, consequentemente, a etiquetagem do nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos. A etiquetagem e a inspeção foram definidas como mecanismos de avaliação da conformidade para classificação do nível de eficiência energética de edifícios após um processo que se iniciou em 2001 com a promulgação da Lei n°. 10.295, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia (BRASIL, 2001a).

Dentro deste contexto, o Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (LABCEE), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), fazendo parte dos 14 laboratórios de Conforto Ambiental da Rede R3E e sendo um dos quatro Laboratórios selecionados pela Eletrobras para desenvolver um Organismo de Inspeção Acreditado ao Inmetro, está realizando o curso de Formação de Consultores em Etiquetagem de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, Públicas e de Serviços.

O curso possui três módulos, caracterizados a seguir:

1.    Módulo presencial: Introdução ao RTQ-C (12 horas, 3 encontros de 4 horas)
1.1. Projeto Eficiente e aspectos gerais do RTQ-C
1.2. Envoltória
1.3. Iluminação
1.4. Ar Condicionado
1.5. Aplicações do Regulamento

2.    Módulo à distância: exercício de etiquetagem de edificação comercial -prédio de escritórios (4 semanas para a realização do exercício, 76 horas)
2.1. Avaliação 1

3.    Módulo presencial: Casos especiais e avaliação final (12 horas, 3 encontros de 4 horas)
3.1. Correção da etapa à distância
3.2. Casos especiais
3.3. Avaliação 2

O cronograma de realização das 3 etapas é apresentado na tabela a seguir:

Tabela 1 – Cronograma

Divulgação e inscrições

13 de maio a 10 de julho de 2013

Confirmação da inscrição – depósito

10 de julho de 2013

Etapa Presencial I – Módulo I – 12 horas

15 a 17 de julho (19h00min às 22h30min)

Etapa à distância – Módulo II – 76 horas

18 de julho a 18 de agosto de 2013

Etapa Presencial II – Módulo 3 – 12 horas

19 a 21 de agosto (9h00min às 22h30min)

Correção final e divulgação das notas

22 a 30 de agosto

O número de vagas é de até 30 profissionais. O custo para a participação no curso é de R$ 600,00.

Os ministrantes das etapas presencial e a distância são: Prof. Dr. Eduardo Grala da Cunha, Eng. Elet. MSc. Liader Oliveira, Arquiteta M.Sc. Juliana Pouey, Arquiteta M.Sc. Stífany Knop, Arquiteta Jaqueline Peglow, Prof. Dr. Antonio César Silveira Baptista da Silva.

As inscrições deverão ser confirmadas até o dia 10 de julho de 2013, pelo e-mail: labcon@ufrgs.br

Local: Auditório Elvan Silva
Faculdade de Arquitetura – UFRGS
Rua Sarmento Leite, 320 – térreo – Porto Alegre|RS

Todos os participantes do curso receberão certificados participação no curso de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os participantes que obtiverem média mínima 7,0 receberão também certificados de consultor com chancela da Eletrobras.

Publicado em 16/05/2013, na categoria Notícias.