Reitoria pede ações da Brigada Militar e da Prefeitura para acabar com assaltos no entorno do ICH

A Reitoria da UFPel está providenciando, através de contatos com a Brigada Militar e com a Prefeitura de Pelotas, ações para dar fim ao grande número de assaltos registrados no entorno do Campus das Ciências Sociais, situado na rua Alberto Rosa. O reitor Mauro Del Pino receberá o comandante do 4º BPM, tenente coronel Antônio Adalberto Borges, às 15h desta quinta-feira (16), na Reitoria, para discutir soluções para o problema. A Universidade também já contatou, nesta quarta-feira, a Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal, que deverá tornar a iluminação da região mais potente.

Ao mesmo tempo, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis realizará, na segunda-feira (20), às 19h, no auditório da Faculdade de Educação, uma reunião aberta com a comunidade para discutir a segurança pública nas ruas do entorno daquele campus.

Todas estas ações estão sendo tomadas em função de a UFPel saber que não pode, ela diretamente, por impedimento legal, promover a segurança em vias públicas. Cabe à Instituição, e seu sistema de vigilância, preservar seu patrimônio dentro dos limites dos campi. A vigilância exercida nas ruas da região do Porto por empresa do setor de segurança, na gestão passada, além de ter sido realizada sem contrato, foi uma ação totalmente ilegal.

Os veículos adesivados com a marca da Vigilância da UFPel, que se encontram estacionados em garagem coberta, portanto em situação de preservação e que estão apenas cobertos de pó, foram doados à Universidade pela Receita Federal e ainda não têm condições de uso por falta de documentação. O Detran ainda não liberou a documentação destes carros.

Publicado em 15/05/2013, na categoria Notícias.