Início do conteúdo

Governo Federal e UFPel discutem atuação da Agência da Lagoa Mirim

Representantes de diversos ministérios e de outros órgãos do Governo Federal estão em Pelotas nesta quarta(15) e quinta-feira para alinhar pensamentos e discutir as principais questões que envolvem a Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM), órgão da UFPel. Durante os dois dias, os especialistas do Governo tratarão sobre aspectos institucionais e de infraestrutura da Agência e seus projetos comuns.

dsc09457.JPG Na recepção ao grupo, na manhã desta quarta-feira(15), no Gabinete da Reitoria, o vice-reitor da UFPel, Carlos Mauch, no exercício da Reitoria, disse que o objetivo da administração central da Universidade é reforçar o perfil da ALM como agência de desenvolvimento regional. Mauch lembrou a importância do órgão no gerenciamento da eclusa do São Gonçalo, que evita a salinização da água que abastece boa parte da orizicultura da região; e na consolidação da hidrovia Brasil Uruguai, entre outros projetos.

O diretor da Agência da Lagoa Mirim, Maurizio Quadro, observou que os dois dias de trabalho indicarão como deverão ser tratadas as dificuldades enfrentadas pelo órgão neste começo de gestão. A direção da Agência elaborou um diagnóstico da situação do órgão. Este trabalho foi apresentado ao grupo na manhã desta quarta-feira. O Tratado da Bacia da Lagoa Mirim também é alvo das conversas entre os técnicos.

O grupo de trabalho é formado por representantes dos Ministérios da Integração Regional, das Relações Exteriores, do Meio Ambiente e dos Transportes e também da Secretaria Nacional da Irrigação.

O coordenador de Relações Institucionais da UFPel, Hemerson Pase, fez referência, durante a recepção no Gabinete, ao programa Governança Fronteiriça, que visa capacitar agentes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai na elaboração de projetos para o Fórum gerenciador de projetos do Mercosul (Focem) e outras agências. O trabalho coordenado por Pase deve ser retomado a partir de junho.

Nesta quinta-feira, o grupo visita, a partir do meio-dia, a barragem eclusa do São Gonçalo e a barragem do Chasqueiro, em Arroio Grande, ambas gerenciadas pela ALM. O reitor Mauro Del Pino e membros da Administração Central da UFPel devem participar das visitas.

Publicado em 15/05/2013, na categoria Notícias.