Solenidade na FaMed marca a abertura oficial das comemorações do cinquentenário

img_6494.jpg Ocorreu na tarde desta segunda-feira (13) a solenidade de abertura dos eventos comemorativos alusivos ao cinquentenário de fundação da Faculdade de Medicina (FaMed) da UFPel, carinhosamente chamada de Leiga.

A abertura ocorreu no auditório da FaMed com a presença do reitor Mauro Del Pino, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Gigante, da diretora da FaMed, Vera Silveira, do coordenador de colegiado da FaMed, Marcelo Capilheira, da diretora do Hospital Escola, Julieta Fripp e das representantes da Comissão Organizadora dos 50 anos, Tania Hellwig e Cecília Lorea.

Em seu discurso, a presidente da Comissão Organizadora dos 50 anos, Tania Hellwig, falou sobre a programação do Jubileu de Ouro da FaMed que inclui ainda nas comemorações a Maratona dos 50 anos em setembro, a Jornada Acadêmica dos 50 anos em outubro, o Baile do Jubileu de Ouro com a presença de alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, servidores e ex-servidores da FaMed, fechando com o descerramento de uma placa comemorativa em agradecimento a todos que contribuíram para a fundação da Faculdade.

A diretora Vera Silveira, em sua fala, citou as necessidades da FaMed para a qualificação dos alunos e do currículo e para a melhoria da infraestrutura da Unidade. Segundo a diretora existe a necessidade de discutir uma nova forma de currículo para atender melhor as necessidades da população. Além disso, o exame de proficiência e a adesão a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) são outros temas que surgem e devem ser discutidos na comunidade acadêmica.

O reitor Mauro Del Pino, em seu pronunciamento, destacou que hoje a FaMed superou a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel em número de professores e a expectativa é que siga crescendo tendo em vista que a Faculdade está vinculada a várias unidades de saúde que são de extrema importância para Pelotas e região, como o SUS, o Hospital Espírita e a Santa Casa de Misericórdia. Mauro também anunciou a sinalização positiva do MEC para reiniciar as obras do Hospital Escola com a aprovação do projeto que terá 500 leitos, um pronto-socorro regional e ambulatórios. “O Hospital contará com dois mil profissionais, atenderá os 22 municípios de abrangência da Coordenadoria Regional da Saúde que contam com uma população total de dois milhões de pessoas”, disse.

Na sequência, ocorreu a Aula Inaugural proferida pelo Dr. José Aparecido Granzotto que teve como tema a História da Medicina. Finalizando as comemorações, ocorreu o descerramento da Placa Comemorativa alusiva aos 50 anos da aula inaugural do curso.

História
A Faculdade de Medicina (Leiga) completou seus 50 anos de fundação no dia 3 de abril, data em que foi assinado o Decreto de autorização de funcionamento da Faculdade de Medicina pelo Ministério da Educação e Cultura, em 1963. A aula inaugural do curso ocorreu no dia 11 de maio de 1963, proferida pelo professor Clóvis Salgado.

Publicado em 14/05/2013, na categoria Notícias.