Início do conteúdo

XI Reunião Técnica discute Produção Integrada de Pêssegos

Acontece no dia 15 deste mês reunião técnica para discutir os resultados e avanços do sistema de produção integrada de pêssegos no Rio Grande do Sul. O evento será realizado no Salão Paroquial da Vila Maciel, a partir das 13h30min.

Durante o evento serão apresentados os resultados da última safra de pêssegos, novas experiências de pesquisa para o manejo de pragas e os resultados da análise de resíduos realizados nas frutas in natura e nas conservas.

O projeto de produção integrada de pêssegos é financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pelo CNPq, e é coordenado pelo professor José Carlos Fachinello, da Faculdade Eliseu Maciel (Faem/UFPel). São parceiros do projeto: Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Aeapel, Prefeituras Municipais de Pelotas e Morro Redondo, Associação dos Produtores de Pêssegos da Região de Pelotas, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, CAF-Sul, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Uva e Vinho, Emater/RS, Sindocopel e Appipel.

As boas práticas agrícolas (BPA), a saúde do trabalhador e de sua família, o meio ambiente e a produção de qualidade são os pilares da produção integrada. O sistema possibilita ainda a completa rastreabilidade de toda a cadeia produtiva de frutas e conservas.

O sistema é voluntário e o produtor que participa possui uma caderneta de campo para registro de todas as operações realizadas no pomar, facilitando os controles para certificação e emissão de selo de qualidade.

O cultivo de frutas no sistema de produção integrada está sendo incentivado nos projetos de fruticultura na Metade Sul do Rio Grande do Sul e terá prioridade na exportação e no abastecimento das grandes redes de comercialização do Brasil.

Na Europa, a produção agropecuária possui 90 % da área produtiva no sistema de produção integrada, 5% na produção orgânica e 5% na produção convencional.

O evento programado para o dia 15 é aberto ao público e as inscrições serão feitas no local do evento. Contatos pelos telefones 3275-7124, 3225-6415 e 3275-8198.

Publicado em 06/05/2013, na categoria Notícias.