Início do conteúdo

Nova sala de ordenha do Centro Agropecuário da Palma já está em funcionamento

Neste final de semana, foi colocado em funcionamento o novo sistema de ordenha do Centro Agropecuário da Palma (CAP). O conjunto adquirido em 2008, foi instalado em área recuperada da antiga sala de ordenha do CAP, mas nunca havia sido colocado em operação. O sistema que custou sozinho aproximadamente R$ 194 mil, marca DeLaval, é totalmente informatizado, mantendo controle individual de cada animal em ordenha, e está acompanhado por dois geradores de energia e um galpão para alimentação dos animais.

Alguns problemas técnicos ainda apresentados pelos equipamentos, provavelmente, devido ao longo tempo sem serem utilizados, foram ajustados e nem a queda de luz que manteve parte do CAP sem energia elétrica até a manhã de sábado, impediram a atividade. Isto só foi possível devido ao trabalho incansável dos estudantes que compõem a Empresa Jr. da Faculdade de Veterinária – CONSULBOV – parceira da direção do CAP na atividade leiteira, dos servidores do CAP, representados pelas duas novas ordenhadoras recém-contratadas e o apoio técnico da empresa que instalou o equipamento, tanto a nível central quanto seu representante em Pelotas – Milk Shop.

Essa ação faz parte do processo de recuperação do CAP que contou também com a ação do setor de reprodução animal da Faculdade de Veterinária, inseminando as primeiras 20 vacas leiteiras neste momento de retomada das atividades de ensino-pesquisa-extensão, já que a atual administração encontrou um rebanho de, em torno, de 80 fêmeas em idade reprodutiva e somente cinco em gestação. A Direção do CAP agradece a todos os que colaboraram para este momento, inclusive a qualidade técnica do engenheiro elétrico Maurício Pinto de Sousa que na tarde de sábado conseguiu recolocar o gerador em funcionamento, restabelecendo a Energia Elétrica na sala de ordenha.

Publicado em 06/05/2013, na categoria Notícias.