Calourada dá início ao semestre letivo na UFPel

dsc09192.JPG dsc09263.JPG A UFPel recepciona seus novos alunos de 2013 com a Calourada, cujo primeiro dia é realizado nesta segunda-feira (6), até as 22h, no Campus Porto, com oficinas e informações diversas sobre a vida acadêmica, e que terá prosseguimento na sexta-feira (10), com shows de bandas, no Largo do Mercado Central, a partir das 19h.

dsc09167.JPG A Calourada foi aberta pela pró-reitora de Graduação, Fabiane Tejada, que deu as boas-vindas aos estudantes e fez referência às atividades desenvolvidas durante todo o dia e também na sexta-feira.

dsc09202.JPG Em sua fala de saudação aos calouros, o reitor Mauro Del Pino convidou a todos a serem parceiros da gestão, que assumiu em janeiro deste ano, na construção de uma universidade pública, democrática, transparente, de qualidade e aberta ao diálogo.

Após apresentar alguns membros da Administração Central, o reitor anunciou a concessão de bolsas para alunos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; a ampliação do trajeto do transporte alternativo, que hoje atende às unidades do Porto e algumas do Centro, até a Escola Superior de Educação Física e Faculdade de Medicina; e a qualificação do Restaurante Universitário, com a refeição no preço de R$ 2,00 até o fim do ano. Mauro Del Pino anunciou também que, na viagem que fará a Brasília nesta quinta-feira, tratará da construção da nova Casa do Estudante da UFPel, com capacidade para 500 alunos.

Em seu discurso, o reitor convidou os calouros a participarem dos grupos de pesquisa e de extensão da Universidade, que são de excelência. “Assim, a formação não ocorrerá somente na sala de aula”, afirmou. Del Pino disse ainda que a Universidade fará de tudo para que os acadêmicos tenham todas as condições para concluírem seus cursos no tempo certo e destacou o processo da Constituinte Universitária, que discutirá o Estatuto da Instituição, o Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel.

Renovação
dsc09244.JPG Para o vice-reitor Carlos Mauch, o ingresso dos novos alunos na UFPel significa uma renovação institucional. “Vocês serão protagonistas de uma nova Universidade e a nós da Administração caberá lhes dar todas as condições de alcançarem seus sonhos”, disse.

Mauch destacou ainda que a Universidade é o local dos grandes debates e convidou a todos a participarem da construção de uma instituição diferente.

DCE
Representação do DCE (Diretório Central de Estudantes) participou das atividades do primeiro dia da Calourada realizada pela Administração Central da UFPel, prestando informações e confeccionando carteirinhas de estudante. Os representantes do Diretório, Toni Sechi e Luís Alexandre Alves, em suas falas na abertura do evento, ressaltaram a importância do papel social que os novos alunos passarão a ter a partir de agora, lembraram reivindicações do DCE no sentido de garantir a permanência dos estudantes na Universidade e divulgaram a Calourada promovida pela entidade, que começa nesta terça-feira e vai até o dia 19.

Todas as falas foram dedicadas também aos calouros dos cursos de educação a distância da UFPel, que da mesma forma que os presenciais iniciam agora suas atividades acadêmicas na Universidade. O coordenador de Extensão da Universidade Católica de Pelotas, Renato Della Vecchia, esteve presente nas atividades.

dsc09267.JPG Confira a programação do evento nesta segunda-feira em programacaooficinascalourada.pdf.

Publicado em 06/05/2013, na categoria Notícias.