Calourada marca o início do ano letivo. Alunos não terão frequência exigida nesta segunda (6)

Quinze mil estudantes, de 102 cursos de graduação, dão início nesta segunda-feira(6) ao ano letivo de 2013 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atenção especial está reservada aos 3,3 mil calouros que ingressam na Instituição neste semestre, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). A UFPel recepciona seus novos alunos com a Calourada, cuja programação é extensiva aos demais estudantes e será desenvolvida nesta segunda, a partir das 13h30min, no Campus Porto, antigo Anglo, e na sexta-feira(10).

A Calourada é uma atividade prevista no Calendário Acadêmico e, como tal, os alunos não terão a sua frequência exigida em sala de aula nesse dia. O evento objetiva dar as boas-vindas aos novos estudantes e estimular a sua integração na Universidade. Para isso, esta edição da Calourada da UFPel está recheada de atividades e atrações.

A programação está sintonizada com a determinação da Reitoria de que a recepção aos calouros seja realizada com atividades educativas, solidárias e festivas e, em nenhuma hipótese, admita trotes que imponham constrangimento, humilhação ou agressão física, moral ou psicológica.

Programação
A abertura da programação, que será desenvolvida no campus Porto, será às 13h30min, na Praça Cívica (largo das bandeiras), com uma saudação do reitor Mauro Del Pino e do vice-reitor Carlos Rogério Mauch, seguida de uma série de Oficinas:

MÓDULO 1 -14h às 15h
SALA 116 – Apresentação e relatos de experiência da Atlética Economia UFPel;
SALA 115 – Apresentação grupo PET Engenharia Hídrica e possibilidades de carreira do engenheiro hídrico;
SALA 108 – O papel da extensão em Economia Solidária;

MÓDULO 2 – 15h às 16h
SALA 116 – Economia Criativa e Cidades Criativas: do global ao local;
SALA 111 – Oficina de Dança de Salão (Forró);
SALA 108 – O papel da extensão em Economia Solidária;
PRAÇA CÍVICA* – Intervenção Agroecológica;

MÓDULO 3 – 16h às 17h

SALA 116 – Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre;
SALA 115 – Para entender as cotas;
PRAÇA CÍVICA* – Intervenção Agroecológica;

MÓDULO 4 – 17h às 18h
SALA 116 – A juventude por outro futuro – Lutas e conquistas do movimento estudantil combativo da UFPel;
SALA 111 – Oficina de Jazz Dance;

MÓDULO 4 – 19h às 20h

SALA 115 – Jornal da BB (Teatro);

MÓDULO 5 – 20h às 21h
SALA 116 – Apresentação e relatos de experiência da Atlética Economia UFPel;
SALA 111 – Apresentação e Prática de Yoga no Método Ananda Marga;(usar roupas confortáveis)
SALA 115 – Fragmentos de Maria Stuart (Teatro);

MÓDULO 6 – 21h às 22h

SALA 111 – Apresentação e Prática de Yoga no Método Ananda Marga;
SALA 113 – Oficina de Jazz Dance;(usar roupas confortáveis)
SALA 115 – Dama da Noite (Teatro);
AUDITÓRIO 4º AND- Amostra Grátis de Cinema.

* Em caso de chuva, a atividade será realizada na sala 118.

A programação cultural será encerrada na sexta-feira(10), com diversos shows, no Largo do Mercado Público Municipal, a partir das 19h, com a apresentação das bandas Duo Besunta, Banda Laquê, Projeto Zé, Esquimós, Convés Imaginário, Leandro Maia, Paulo Gaiger, Quarto de Banho e Pastel de Pelo.

Alguns itens da programação oficial contam com a participação do Diretório Central de Estudantes (DCE), que, no entanto, tem uma programação independente, assim como as diversas unidades acadêmicas, que estão programando atividades de recepção a seus calouros.

Publicado em 05/05/2013, na categoria Notícias.