Início do conteúdo

Dia Nacional da Promoção do Uso Racional de Medicamentos é um alerta à população

anuncio-web-medicamentos-final1.jpg O dia 5 de maio é uma data de alerta para a população sobre o uso correto de medicamentos, os perigos da automedicação e sobre a maneira correta de armazenar e descartar estes produtos. A data também tem o objetivo de provocar o debate entre estudantes e profissionais da área de Farmácia e a população.

Cenas de pessoas famosas, sorridentes e bonitas oferecendo um medicamento que tem resultados maravilhosos são comuns nos veículos de comunicação, mas será que se automedicar é a melhor solução? De acordo com as entidades e profissionais da área de saúde não. Tomar medicamentos exige cuidados e o primeiro deles é a prescrição médica.

Uso
Os medicamentos realmente funcionam quando receitados e utilizados corretamente, do contrário, podem oferecer sérios riscos à saúde, aumentando o tempo de cura e não alcançando o efeito desejado. Além disso, o uso irracional de medicamentos gera um custo para o paciente. De acordo com a professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFPel, Marysabel Silveira, grande parte das internações hospitalares se deve a intoxicações medicamentosas e reações adversas provocadas pelos medicamentos.

Sendo assim, é indispensável a visita ao médico sempre que for necessário e o medicamento deve ser utilizado de acordo com a dosagem e os horários de administração indicados pelo profissional. A ingestão de medicamentos por indicação de alguém também é perigoso, o que foi útil para uma pessoa pode fazer mal para outra.

Armazenamento
O armazenamento é muito importante para manter os medicamentos com seu poder de ação. Os medicamentos devem ser mantidos em sua embalagem original, em local seco, afastados da parede. Segundo a coordenadora do curso de Farmácia da UFPel, Márcia Mesko, é comum as pessoas guardarem medicamentos em cima da geladeira, porém não é correto. “A geladeira produz calor por meio do motor e o princípio ativo do medicamento pode ser alterado com o aumento da temperatura”, disse.

Outro fator importante é manter o medicamento longe do pó e mofo e não guardá-los junto com outros produtos como cosméticos, produtos de limpeza e perfumes. Manter os medicamentos longe do alcance das crianças evita acidentes graves.

Descarte
Estudos demonstram que nas águas das redes de tratamento é comum a presença de diversos fármacos causado pelo descarte incorreto de medicamentos mesmo após diversos processos de tratamento o que causa efeitos adversos para a saúde humana. “Estudos já mostraram que alguns animais sofreram feminização devido ao acúmulo de estrógenos no seu habitat causados pelo descarte indevido de anticoncepcionais”, salientou Márcia Mesko.

Por esses motivos não é correto o descarte de medicamentos em lixo comum, pia ou vaso sanitário. A UFPel possui um projeto de descarte chamado Descarte de Resíduos e Reciclagem: Uma proposta Institucional de Cidadania e de Sustentabilidade, coordenado pela professora Márcia Mesko.

Confira os Pontos para o Descarte de Medicamentos do Projeto: RU do Campus Capão do Leão, RU da Rua Andrade Neves, 1290, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Medicina e Campus Porto. Além disso, a população pode descartar os medicamentos nas Farmácias da Rede Panvel nas ruas Andrade Neves, 1575, Santos Dumont, 650 e Avenida Dom Joaquim, 856.

O Projeto também conta com Pontos para o Descarte de Óleo Residual de Fritura no Posto Shell da Duque de Caxias, 347, Posto do Areal na Domingos de Almeida, 2320 e na Padaria Estrela. O Projeto também ensina como preparar sabão utilizando óleo residual de fritura. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3275.7454. 

Publicado em 03/05/2013, na categoria Notícias.