Nova direção do CCQFA é empossada

3.JPGEm cerimônia interna ocorrida nesta segunda-feira(8), no Gabinete da Reitoria, foi empossada a nova Direção do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA). Como diretor da Unidade assumiu o professor Rui Carlos Zambiazi e, como diretora adjunta, a professora Alzira Yamasaki.

1.JPGEm sua fala o ex-diretor, professor Sérgio Luiz dos Santos Nascimento, preferiu não fazer uma retrospectiva de seu trabalho, mas sim falar sobre a nova direção, salientando que deixa o cargo com a consciência tranquila pelo trabalho realizado e por entregar o CCQFA para pessoas que querem fazer o melhor pela unidade. “O professor Rui foi fundamental na transição do Instituto de Química e Geociência para o Centro”, disse.

O novo diretor destacou a estrutura cada vez maior e a incorporação de novos cursos citando algumas prioridades da nova direção, como a melhoria na infraestrutura dos cursos. Rui ainda pediu abertura e apoio da administração central para as necessidades que surgirão. “É importante a abertura de discussões, planejamento e levantamento das necessidades em conjunto com administração da UFPel”, destacou.

A diretora adjunta agradeceu todo o trabalho realizado pelo professor Sérgio que, segundo ela, é facilmente percebido pelo crescimento vivenciado pelo Centro. Sobre a nova direção, Alzira destacou a vontade de fazer o melhor. “Queremos trabalhar em prol do Centro como um todo e não como partes individuais”, finalizou.

O vice-reitor, Carlos Mauch, em exercício da Reitoria, homenageou o professor Sérgio pelo longo tempo de docência e pela contribuição que deu para o desenvolvimento do IQG, hoje transformado em Centro. “O professor tem todo o reconhecimento e gratidão da administração da UFPel pela dedicação e trabalhos prestados”, disse. Para a nova direção, o vice-reitor desejou um trabalho profícuo e reafirmou o compromisso da gestão com o diálogo e a parceria com as unidades. “Temos consciência das dificuldades e queremos construir junto com as unidades o futuro da UFPel”, finalizou.

Currículos
Formado em Química Industrial e Licenciatura em Química (UFSM), com mestrado (UFV) e doutorado (University of Manitoba/Canada) na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Rui Zambiazi ingressou na UFPel em junho de 1989. Sua atuação administrativa inclui o exercício de atividades como chefe de departamento (extinto departamento de Ciência dos Alimentos), coordenador de curso (Química de Alimentos), diretor adjunto do CCQFA e membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Na área do Ensino, atua como professor de disciplinas para os Cursos de Química de Alimentos e Tecnologia de Alimentos. Na área de Pesquisa, atua em projetos de pesquisas e como professor dos programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e em Nutrição e Alimentos (PPGNA).
Sua produção bibliográfica contempla 61 artigos em periódicos nacionais e internacionais, e 10 livros e/ou capítulos de livros. Orientações concluídas: 11 doutores, 18 mestrados, 4 de especialização, 33 de iniciação científica, e 37 trabalhos de conclusão de curso.
A professora Alzira Yamasaki possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena, (1986), atualmente EEL-USP; Mestrado em Ciência e Tecnologia do Carvão pela UFPel (1996) e Doutorado em Química pela Universidade de Aveiro (2005) – com título revalidado pelo PPGQ da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professora associada nível I da UFPel e atua como coordenadora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica aplicada ao meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, Desenvolvimento de Novas Metodologias Analíticas para Estudos de Metais com Interesse Ambiental e Eletroanalítica.

Publicado em 08/04/2013, na categoria Notícias.