Evento na Faem discute futuro da aveia no Brasil

p1010443.JPG Durante três dias, a cultura da Aveia esteve em destaque, por ocasião da XXXIII Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, realizada de 2 a 4 de abril, nas dependências da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel). O evento contou com diversas palestras e discussões sobre as novas tecnologias e perspectivas para o futuro da aveia no Brasil.

Compareceram ao evento aproximadamente 200 participantes, entre profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas instituições públicas e privadas. O encontro contou com um palestrante internacional Igor Loskutov, da Universidade de San Petersburg, Rússia, e seis palestrantes nacionais, sendo um deles o professor Silmar Peske, da Faem.

Foram apresentados 138 trabalhos na forma de pôsteres e 16 na forma oral, os quais concorram ao Prêmio Jovem Pesquisador “Professor Fernando Irajá Félix de Carvalho”. O aluno de iniciação científica, estudante de Agronomia da UFPel, Ricardo Garcia Figueiredo recebeu o Prêmio de melhor apresentação Oral, com o trabalho intitulado “Adaptabilidade e estabilidade de cultivares elite de aveia branca no ambiente de Capão do Leão-RS”. Na modalidade de pôster ocorreram duas premiações: a primeira foi da aluna de mestrado Elisane Weber Tessmann, com o trabalho “Comportamento de populações de aveia preta (Avena strigosa Schreb.) em diferentes doses do mutagênico EMS”, referente à primeira sessão de pôster. A segunda agraciada com o prêmio foi a aluna de doutorado, Mariana Madruga Krüger, com o trabalho intitulado “Conservação de genes do complexo TIM/TOM entre Oryza sativa L. e Avena sativa L.”, referente à segunda sessão de pôster, ambas estudantes da UFPel.

Ao final das apresentações dos ensaios de rede da Comissão e dos debates, foi aprovado o lançamento de duas novas cultivares de aveia forrageira sugeridas pelo Instituto Agronômico do Paraná. Confira no site do evento os trabalhos publicados (http://cgfufpel.org/aveia/).

Publicado em 08/04/2013, na categoria Notícias.