Início do conteúdo

Engenharia de Produção apresenta grade curricular através do conceito de visualização dinâmica de informação

O Colegiado do Curso de Engenharia de Produção tem o prazer de apresentar à comunidade acadêmica da UFPel o conceito de visualização dinâmica de informação da grade curricular do cursoA referida grade pode ser consultada – e manipulada – em:

http://public.tableausoftware.com/views/PPC2013/FormaoEspecfica?:embed=y&:display_count=no

A visualização dinâmica permite que cada usuário acesse as informações e interaja com elas de maneira personalizada, de acordo com as demandas individuais, a diferença das tradicionais formas de publicação estática de dados e informações, seja através de tabelas ou imagens.

A transformação de informações de estáticas a dinâmicas na  ferramenta é realizada através de um procedimento simples e rápido.

A ferramenta utilizada foi a Public Tableau, software da chamada categoria de “visualização dinâmica de dados” – que pode ser instalado sem custo –, originada em 2003 a partir de trabalhos de pesquisa na área de visualização de informações armazenadas em bancos de dados multidimensionais  da Universidade de Stanford, uma das mais conceituadas no mundo na área de computação.

No Brasil, a ferramenta é utilizada por organizações de ponta tais como o jornal O Globo e a Fundação Lehman, na elaboração dos chamados “infográficos”. Exemplos dessas organizações podem ser visualizados e modificados, por exemplo,  em:
http://oglobo.globo.com/infograficos/ideb-socioeconomico/ ou
http://oglobo.globo.com/infograficos/idh-2012/ .

Outros exemplos podem ser consultados em:
http://www.tableausoftware.com/public/gallery

Cabe destacar que quando os dados são publicados através da ferramenta eles podem ser baixados para a máquina do usuário que os consultou. Dessa forma, a ferramenta pode ser utilizada para compartilhar dados de pesquisas e aplicações.

Maiores informações podem ser consultadas em: http://www.tableausoftware.com/public/

 

 

Publicado em 08/04/2013, na categoria Notícias.