4º Workshop Alfa Gaivota movimenta instituições do RS. UFPel é uma das anfitriãs

programa_prova_8_a4.jpg A UFPel, juntamente com a Unisinos, UFRGS e IFSul, é anfitriã do 4º Workshop promovido pela rede ALFA GAVIOTA, programado para o período de 16 a 19 de abril e com programação itinerante, dividida entre Pelotas, Porto Alegre e São Leopoldo. O evento dá continuidade ao propósito de socialização dos avanços obtidos por doze instituições participantes, garantindo um processo de autocrítica e apoio mútuo entre as mesmas.

São parceiros da iniciativa: Hochschule für angewandte Wissenschaften Würzburg-Schweinfurt, Würzburg/Alemanha, Universidad de Zaragoza, Espanha; Universidad Publica de Navarra, Pamplona/Espanha, Universidad de Belgrano, Buenos Aires/Argentina; Universidad  Nacional de San Luís, Argentina; Universidade Privada de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia; Universidad del Bio-Bio, Concepción/Chile; Universidade Tecnológica de Honduras, San Pedro Sula/Honduras e Universidad de la República, Montevidéu/Uruguai.

O evento adotará as linhas de ação, já traçadas pelos workshops anteriores:

·         Práticas educativas apoiadas no uso de tecnologias avançadas de visualização, como a realidade virtual e aumentada;

·         Práticas digitais inclusivas e participativas em diversas áreas do conhecimento

·         Geração de protótipos em maquete digital e física;

·         Programas de impacto no urbanismo, na valorização do patrimônio arquitetônico e cultural e no turismo.

Para isto, além de reuniões privadas entre os membros da rede, o 4º Workshop inclui: um programa de formação aberto à comunidade a partir do oferecimento de uma feira de tecnologia, contemplando a exposição das aplicações realizadas por cada instituição envolvida, proporcionando um contato direto com os pesquisadores para a promoção de novas parcerias; uma palestra inaugural para apresentação e discussão de aspectos teóricos sobre tais aplicações. Este workshop se realiza de maneira itinerante envolvendo quatro espaços de instituições gaúchas: UFRGS/Porto Alegre, Unisinos/ São Leopoldo, UFPel e IFSul/Pelotas.

A partir destas atividades busca-se produzir um maior impacto dos resultados do Projeto junto aos contextos acadêmicos, às instituições e empresas, públicas e privadas, parceiras nas ações de exploração das tecnologias avançadas de visualização como dispositivos para promover o desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento.

Em Pelotas

O ato inaugural do workshop acontecerá no Centro de Integração do Mercosul/UFPel, em Pelotas, no dia 17, às 18h30min, seguida de conferência do dr. Paco Serón – Unizar/Espanha. Os seminários serão realizados no auditório do IFSul, na praça Vinte de Setembro, 455.

O Programa ALFA

O objetivo geral do programa ALFA é que as Instituições de Educação Superior da América Latina e Europa sejam protagonistas no desenvolvimento humano sustentável de suas regiões, contribuindo em gerar um desenvolvimento econômico e social duradouro. Os grupos beneficiários das ações da rede de universidades são:

Dentro do âmbito acadêmico, pessoal investigador, docente e estudantes das instituições europeias e latinoamericanas em relação aos seguintes temas:

·          Realidade Virtual (RV): sistemas envolventes, tridimensionalidade, interação.

·         Realidade Aumentada (RA): interrelação entre imagem real e imagem de síntese.

·          Interação avançada (IA): homem-máquina baseada em interfaces.

Fora do âmbito acadêmico:

·         Coletivos da sociedade civil tais como associações de produtores, consumidores, associações de moradores, ONGs, das regiões de trabalho das instituições envolvidas.

·          Coletivos da sociedade civil representantes de setores desfavorecidos ou com menos oportunidades de desenvolvimento econômico e social, ou vítimas de desastres ou de atividades que possam supor uma ameaça para suas oportunidades de desenvolvimento.

·         Setores empresariais que geram desenvolvimento produtivo local sustentável e oportunidades de emprego.

·         Setor público responsável de desenvolvimento de políticas.

Todos estes coletivos são beneficiários da ação, ao mesmo tempo que protagonistas do desenvolvimento regional sustentável; e sob esta perspectiva a rede se orienta ao trabalho participativo e coordenado com eles.

Veja na imagem o detalhamento da programação e no arquivo em anexo o material de divulgação do evento. alfa_folder_completo.pdf

Publicado em 05/04/2013, na categoria Notícias.