Início do conteúdo

Professor John Patrick Vaughan recebe o título de Professor Honoris Causa da UFPel

vaughan-recebe-medalha-honoris-causa-1.jpg Em sessão solene dos Conselhos Superiores da UFPel, realizada na manhã desta segunda-feira(25), no auditório do Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE), a instituição outorgou o título de Professor Honoris Causa ao Dr. John Patrick Vaughan, professor emérito em Epidemiologia e Saúde Pública da London School of Hygiene and Tropical Medicine (Londres).

reitor-assina-tiltulo-honoris-causa.jpg A honraria foi motivada pela inestimável contribuição de Vaughan como orientador de professores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGE/UFPel), bem como por sua atuação como articulador de financiamentos junto ao programa Overseas Development Administration do governo do Reino Unido, que possibilitaram a realização da primeira pesquisa de coortes de nascidos vivos da cidade de Pelotas em 1982, e a formação de um núcleo de pesquisadores responsável pela implementação do PPGE/UFPel.

abertura-mesa.jpg  Além do homenageado, integraram a mesa de honra o reitor da UFPel, Mauro Del Pino; o vice-reitor, Carlos Rogério Mauch; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Gigante; os pesquisadores do CPE, Cesar Victora e Fernando Barros; a representante do PPGE, professora Iná Santos; a diretora da Faculdade de Medicina (Famed), Vera Maria Freitas da Silveira; e a Chefe do Departamento de Medicina Social da Famed, Ana Maria Borges Teixeira.

reitor-abre-sessao-solene.jpg Ao abrir a cerimônia, o reitor Mauro Del Pino destacou o papel fundamental de John Patrick Vaughan, ao orientar, no início dos anos 1980, os dois primeiros trabalhos de doutorado na área de epidemiologia, dos professores Fernando Barros e Cesar Victora, hoje pesquisadores consagrados internacionalmente e cuja produção científica alavancou as atividades ligadas à área de epidemiologia na UFPel, através do projeto Coorte, com a decorrente ligação do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade a outros importantes centros mundiais de pesquisa.

“Esse trabalho é hoje referência internacional, apresentando importantes publicações que levam ao conhecimento dos diversos ciclos da vida, desde o nascimento até a idade adulta”, observou Del Pino. Depois da Coorte de 1982, vieram a de 1993 e a de 2004, com acompanhamento até a atualidade, estabelecendo relações entre as diferentes idades e permitindo aferir índices como mortalidade infantil e importância dos primeiros anos de vida na idade adulta.

O reitor destacou o pioneirismo da iniciativa, uma vez que até então os estudos de coortes eram realizados somente na Europa e Estados Unidos, e classificou como inovadora a relação estabelecida entre o homenageado e os pesquisadores brasileiros, “uma história de sucesso que traz a marca da docência”. Ele lembrou que o surgimento do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel decorre desta relação, bem como o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia/Mestrado, em 1981, e, em 1998, o Doutorado, que dão sequência aos estudos de Coorte e são programas de excelência, obtendo sistematicamente nota 7 nas avaliações da Capes desde 2007”, enfatizou.

Segundo Del Pino, o PPGE também produz gestores, como é o caso do professor Luiz Augusto Facchini, que foi secretário municipal da Saúde e hoje preside a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), e da professora Denise Gigante, atual pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

“A homenagem a Vaughan faz jus à história e é um reconhecimento de sua importância junto a Universidade Federal de Pelotas”, sentenciou o reitor ao fazer a entrega da distinção.

O próximo a fazer uso da palavra foi o professor Fernando Barros, que rememorou passagens curiosas do início de seus estudos na Inglaterra e das afinidades que logo afloraram entre ele e seu orientador. “Durante duas semanas tive aulas sobre algo que, então, parecia-me muito novo – Epidemiologia – com este professor que chegava na Universidade de bicicleta. Mais adiante conversamos sobre a possibilidade de ele orientar outro professor brasileiro, o Cesar Victora, que na época estava indo estudar na Califórnia. Juntos, convencemos Victora a ir para Londres e Vaughan passou a ser também seu orientador.

Barros fez esse pequeno relato para traduzir a forma casual com que foi iniciada o que viria a ser a história de sua vida. Destacou as qualidades do homenageado, não apenas como pesquisador, mas principalmente como ser humano. “Encontram-se ótimos epidemiologistas no mundo inteiro, mas não grandes seres humanos como ele. Nesta parceria também viria se somar Cesar Victora, com quem tive a honra de trabalhar. Ambos contribuíram imensamente para minha trajetória profissional”, admitiu.

O homenageado
Visivelmente emocionado, o professor Vaughan expressou grande satisfação em receber a honraria e de voltar a Pelotas depois de 30 anos. Ele se mostrou impressionado com o desenvolvimento da cidade e do estado de uma maneira geral. “Hoje o próprio Brasil está muito mudado, integra o Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e o G-20 e prepara-se para hospedar dois eventos mundiais muito importantes – a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, elogiou.

O homenageado lembrou que em 1982 o Brasil apresentava altos índices de mortalidade infantil, o que hoje diminuiu, embora ainda sejam altos os índices de mortalidade de adultos devido a doenças transmissíveis.

Vaughan elogiou os pesquisadores da UFPel e a projeção alcançada pelo município de Pelotas graças às pesquisas na área de epidemiologia. “Naquela época a Epidemiolgia estava se desenvolvendo e a transferência de conhecimentos era de Londres para Pelotas. Agora é o contrário, a cidade é um centro de excelência e produz muito resultado de pesquisa, transferindo conhecimentos para outros países, principalmente no âmbito da América Latina”, avaliou, agradecendo à Universidade por ter contribuído nesse processo.

reitor-e-jpvaughan-descerram-placa-comemorativa.jpg Além da entrega do certificado e medalha de Professor Honoris Causa, houve ainda a entrega de lembranças e flores ao homenageado e esposa e o descerramento de uma placa comemorativa em que o Centro de Pesquisas Epidemiológicas manifesta sua gratidão e reconhecimento a Vaughan pelo exemplo e incentivo generosamente transmitidos aos pesquisadores que fundaram a instituição.

(Colaborou na tradução dos pronunciamentos, Márcia Klee)

Publicado em 25/03/2013, na categoria Notícias.