Início do conteúdo

Engenharia Hídrica recebe nota máxima, Cinco, na avaliação do MEC/Inep

O curso de Engenharia Hídrica da UFPel recebeu a nota máxima, Cinco, dada pelos avaliadores do MEC/Inep, durante recente visita ao Curso. É o primeiro curso da UFPel que recebe a nota Cinco quando da visita de avaliadores para o credenciamento.

No relatório de avaliação são apontados vários fatores que levaram o Curso a receber a avaliação máxima. Entre eles a organização didático-pedagógica, a excelência do corpo docente e tutorial, a infraestrutura de salas de aula, administrativas e de laboratórios, acesso à equipamentos de informática e bibliografias e o pleno cumprimento de requisitos legais e normativos.

Nas considerações finais do Relatório, a Comissão de Avaliadores escreve:
“O Núcleo Docente Estruturante – NDE – formalmente constituído e regulamentado pode ser apontado como o principal fator que contribui para algumas das ações realizadas no curso em avaliação. É importante relatar que o Curso já possui um Programa de Pós-graduação em Engenharia Hídrica, aprovado pela CAPES e em funcionamento (no ano de 2013 ingressou a primeira turma). Outro destaque a ser mencionado é o fato que o Curso possui em Programa de Educação Tutorial – PET em Engenharia Hídrica. Vários acadêmicos do Curso estão inseridos no Programa Ciências sem Fronteiras do MEC. Atividades de recepção e integração do curso como o evento conhecido por “Barcada” é outro fator interessante de relato, pois é neste que professores, técnicos administrativos, acadêmicos e a comunidade são envolvidos de uma forma contagiante. Em razão do acima exposto e, considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), … o curso de Bacharelado em Engenharia Hídrica da UFPel apresenta um perfil muito bom de qualidade (Conceito Final 5)”.

Sobre o Curso
O curso de Engenharia Hídrica oferece o ingresso de 25 vagas anuais e tem a duração de 10 semestres (com mínimo de 9 semestres e máximo de 15 semestres), com turno de funcionamento integral. Os conteúdos curriculares do curso estão voltados ao alcance do perfil do egresso e apresentam-se distribuídos em 3876 horas/aula (3230 horas) de disciplinas obrigatórias ou optativas, de caráter teórico e/ou prático, 170 horas de estágio supervisionado, 34 horas de TCC e 170 horas de atividades complementares. Ressalta-se que a hora/aula é equivalente a 50 minutos, desta forma o curso atende ao requisito legal de 3600 horas relógio, pois totaliza 3604 horas.

O coordenador, professor Gilberto Loguercio Collares, possui formação em Engenharia Agrícola, com mestrado em Engenharia Agrícola e doutorado em Ciência do Solo, respectivamente, contudo sua dissertação e tese são voltadas a temática da hidrologia. Tem mais de 20 anos de magistério, sendo que, desde 2009, ocupa o cargo de Coordenador de Engenharia Hídrica. É também o tutor de um grupo PET (Programa de Educação Tutorial) em engenharia hídrica. O curso em avaliação possui Núcleo Docente Estruturante – NDE – regularmente constituído e atuante. A média de tempo dos docentes no magistério superior está acima de 5 anos.

Publicado em 23/03/2013, na categoria Notícias.