UFPel cumpre interlocução entre moradores da Balsa e Prefeitura

dsc08684.JPG Cumprindo compromisso firmado com a comunidade da região da Balsa de ser interlocutora das reivindicações do bairro na Prefeitura de Pelotas, a UFPel acompanhou comissão de representantes dos moradores em audiência com a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Josiane Almeida, e com o titular da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), Jair Seidel. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (21), na sede da Secretaria.

Após os sérios prejuízos causados no bairro pela chuva e os conseqüentes alagamentos, no dia 20 de fevereiro, a reitoria da Universidade recebeu moradores da região, quando foi formada comissão com representantes da comunidade e da Universidade. Na audiência desta quinta, estiveram representando a UFPel o coordenador de Relações Interinstitucionais, Hemerson Pase, e a coordenadora de Cidadania e Comunidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Patrícia da Cunha.

Durante o encontro, Jair Seidel relatou que a Prefeitura está ingressando no Ministério das Cidades com projeto, com valor estimado entre oito e nove milhões de reais, de urbanização geral da região da Balsa. O projeto inclui intervenções como pavimentação, drenagem, redes de esgoto e calçadas, entre outras. “Será uma intervenção no bairro como um todo”, disse o titular da UGP. A proposta está no sistema do Ministério e a expectativa é que seja avaliada ainda neste ano, com aprovação em breve, para que as intervenções comecem em 2014.

Mas enquanto este projeto não se concretiza, a Prefeitura deverá avaliar ações mais imediatas no bairro. Esta foi a solicitação da comissão de moradores na audiência. Um dos órgãos acionados neste sentido deverá ser o Sanep, visando a prevenção de novos alagamentos. “Estamos atentos à situação na região e somos parceiros da comunidade e da Universidade nestas ações”, garantiu a secretária Josiane.

Publicado em 22/03/2013, na categoria Notícias.