Revista do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural é avaliada pelo Qualis

Em avaliação realizada pelo sistema Qualis, a revista Memória em Rede, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, foi classificada em estrato B1 na área Interdisciplinar.

A Revista Memória em Rede é um periódico eletrônico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas da UFPel que tem como objetivo principal motivar a crítica e divulgar a produção acadêmica sobre as relações entre memória e patrimônio. Lançada em dezembro de 2009, já contava com autores estrangeiros que encaminharam textos resultantes de pesquisas no campo da memória e do patrimônio que evidenciam a reflexão contemporânea internacional sobre as numerosas faces dessa discussão na contemporaneidade.

O corpo editorial da revista conta com professores da UFRJ, Unirio, USP, Unicamp, UFMG, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Rosário (Argentina), Universidade de Nice e Universidade de Dijon (ambas francesas), Universidade de Havana e Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro. Os editores da revista, Francisca Ferreira Michelon, Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e Lúcio Menezes Ferreira são professores do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural nos dois níveis: doutorado e mestrado.

O Qualis é um sistema de avaliação utilizado pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação que também classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção acadêmica. A avaliação dos periódicos científicos leva em conta a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção. O processo é anual e os estratos indicativos da qualidade são A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C.

Dessa forma, em três anos de publicação, com oito números, a Memória em Rede atinge o estrato de qualidade de outros periódicos científicos de referência em estudos de memória e patrimônio, como a colombiana Memoria y Sociedad, publicada pela Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá e que se encontra em seu 33º número.

Publicado em 21/03/2013, na categoria Notícias.